Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A Alínea Editora está lançando o livro Cultura do Desafio, organizado pela professora e pesquisadora Suely Galli Soares, da Faculdade de Educação da PUC-Campinas, cujo principal objetivo é elucidar a importância e a utilização da gestão de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior. Suelly contou com a colaboração de dez professores de diferentes áreas da PUC-Campinas, contemplando especialistas em análise de sistemas, engenharia elétrica, telecomunicações, ensino a distância, recursos humanos, entre outras.

“O livro está organizado em quatro partes, sobre assuntos distintos, abordados em dez capítulos”, diz a pesquisadora. A primeira parte aborda a educação a distância, considerando as experiências da PUC-Campinas na ofertas de cursos de extensão e pós-graduação nesta modalidade, bem como a legislação do MEC. Entre vários aspectos, são abordados os desafios da gestão das instituições de ensino superior diante das exigências de inovação, mudanças dos processos e adequações de infra-estruturas para expandir a oferta, cuja demanda deve aumentar muito nos próximos anos, dadas as dificuldades de ampliar os cursos superiores para um país com grande extensão territorial como o nosso.

A segunda parte do livro apresenta as experiências de gestão de ensino e de pesquisa nas áreas de exatas e de tecnologias. É feita uma reflexão sobre o ensino dos cursos de engenharia e as exigências caracterizadas pelas transformações nos processos de conhecimento e das tecnologias cada vez mais flexibilizadas em seus fins, exigindo, por isso, a formação dos novos engenheiros cada vez mais dinâmica e em ritmo compatível com as mudanças.

O desenvolvimento e os desdobramentos da tecnologia sem fio são abordados na terceira parte do livro, revelando dados complexos numa linguagem didática, para leigos. O propósito é tornar acessível os estudos e pesquisas que vêm sendo realizados sobre fundamentos de redes sem fio e que terão, nos próximos anos, forte impacto no ensino superior e para a sociedade em geral.

Na quarta e última parte do livro, é apresentada a interação homem-computador, como estudo fundamental para o uso e a programação das novas tecnologias computacionais. Este item subsidia a concepção de ensino mediado por computadores e suas possibilidades em cada área de conhecimento e formação profissional.

Os autores

Suely Galli Soares (organizadora) – tem pós-doutorado em Educação e, entre outras funções na PUC-Campinas, é assessora pedagógica da Coordenadoria de Ensino a Distância.

Alexandre Panizza – mestre em Engenharia Civil e pesquisador de relações corporativas a partir da comunicação multimídia

Angela Engelbrecht – doutora em Engenharia Elétrica e automação industrial, é a futura vice-reitora da PUC-Campinas, devendo assumir as novas funções em 1º de fevereiro próximo.

Carla Pelissoni – mestre em Ciências da Computação e docente de Análise de Sistemas.

Daniel Fillipi de Sousa – estudante de Engenharia de Computação e pesquisador de iniciação científica.

David Bianchini – doutor em Educação e professor de Engenharia Elétrica.

Domenico Feliciello – doutor em Saúde Coletiva, médico sanitarista e pesquisador de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ivan Granja – doutor e mestre em Engenharia Elétrica e coordenador do Núcleo de Atendimento Remoto da PUC-Campinas, onde se concentram os computadores com alta capacidade de processamento da Universidade.

José Estevão Picarelli – doutor em Engenharia Elétrica e da Computação e diretor da Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas.

José Oscar Fontanini de Carvalho – doutor e mestre em Engenharia Elétrica e de Computação.

Omar Carvalho Branquinho – doutor e mestre em Engenharia Elétrica e líder do Grupo de Pesquisa GPqTIGRES da PUC-Campinas, que, entre outras linhas de pesquisa, estuda novas tecnologias para comunicação sem fio.

Serviço

Cultura do Desafio tem 285 páginas e está à venda nas livrarias de todo o Brasil por R



Portal Puc-Campinas
24 de janeiro de 2006