Participação de alunos do POSURB no UIA 2017 SEUL

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas apresentarão trabalhos no 26º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos – UIA 2017 SEUL, que será realizado entre os dias 03 e 10 de setembro na capital sul coreana.

De acordo com informações do site oficial do evento (http://www.uia2017seoul.org/), os congressos mundiais da UIA (International Union of Architects) são um fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes no campo da arquitetura para compartilhar em primeira mão as melhores e mais recentes práticas, visões e experiências. O tema desta edição é a “Alma da Cidade” e conta com os subtemas: cultura, futuro e natureza. Além da programação acadêmica, haverá exposições, competições, atividades estudantis e programas de divulgação pública.

Os trabalhos dos alunos do POSURB selecionados foram: (1) “Rio Tietê, São Paulo, Brasil: do século 19 ao século 21, desafios para a resiliência”, de autoria de Beatriz Martins Arruda e Erika Soares Carvalho Vilela e (2) “A relação entre natureza, paisagem e espaço urbano nos projetos de Roberto Burle Marx para a cidade de Águas de Lindóia, Brasil”, de Samuel Machado Mantovani, em conjunto com os professores doutores Patricia Rodrigues Samora (1) e Luiz Augusto Maia Costa (1 e 2). Tratam-se de resultados de pesquisas que abordam os processos históricos de transformação de duas cidades brasileiras, trazendo à tona uma reflexão sobre os caminhos do planejamento e gestão urbanos em nosso país para o futuro.

Silvia Perez de Freitas
28 de agosto de 2017