Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O tratamento das infecções que atingem ossos e articulações, principalmente aquelas que ocorrem após cirurgias para tratamento de fraturas ou colocação de próteses, é um grande desafio para a medicina. Como identificar e tratar esta patologia é o foco da palestra Infecção pós-operatória em cirurgia ortopédica, que ocorrerá no dia 19 de junho (segunda-feira), às 18h, no anfiteatro Prof. Dr. Silvio Carvalhal, do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP).

Podem participar do evento ortopedistas, infectologistas, enfermeiros com atuação em centro cirúrgico e ortopedia. Não é preciso se inscrever. Basta dirigir-se, no horário indicado, à sede do Hospital, no Campus II da PUC-Campinas (avenida John Boyd Dunlop, s/n.º, Jardim Ipaussurama).

Segundo o chefe do Serviço de Ortopedia do HMCP, o médico José Luís Zabeu, o objetivo é trazer a experiência na reformulação de protocolos sobre infecção em cirurgia ortopédica desenvolvida pela infectologista ao longo dos últimos 15 anos no Hospital das Clínicas de São Paulo. “Como o Hospital da PUC-Campinas realiza, hoje, cerca de 200 cirurgias ortopédicas ao mês, todo avanço na prevenção de complicações deve ser valorizado”, explica Zabeu.

Serviço

O Serviço de Ortopedia do Hospital e Maternidade Celso Pierro, sob responsabilidade do médico José Luís Zabeu, conta com 17 ortopedistas, 5 médicos docentes, 10 voluntários, 2 fisioterapeutas, 1 enfermeira e 18 residentes – dos quais 3 são especialistas em quadril, coluna e joelho. O serviço realiza cirurgias de média e alta complexidade, entre elas a colocação de próteses de substituição em articulações como quadril e joelho, videoartroscopia de joelho, ombro e tornozelo, cirurgias de coluna, microcirurgia reconstrutiva, entre outras.

Dentro do serviço há também a subespecialidade de Medicina Esportiva, para atendimento exclusivo a atletas federados, coordenada pelo médico ortopedista Carlos Augusto de Mattos. O serviço atende pelo SUS e por convênios.

Este e outros press releases sobre a PUC-Campinas e o Hospital e Maternidade Celso Pierro, assim como contatos com fontes e canais para divulgação de pesquisas e envio de sugestões de pauta para esta Assessoria de Imprensa podem ser acessados pelo endereço www.puc-campinas.edu.br/imprensa.



Portal Puc-Campinas
14 de junho de 2006