A PUC-Campinas promove na quinta-feira (31/05), às 10 horas, uma palestra sobre a primeira edição d´Os Lusíadas, de 1572 de Luiz Vaz de Camões. O evento ocorrerá no Auditório Nobrinho, do Campus Central da Universidade. O tema será apresentado pelo professor da Universidade de Yale, Estados Unidos, Kenneth David Jackson. A palestra é aberta aos alunos das Faculdade de Letras e a todos os interessados em literatura de maneira geral. Os interessados devem se inscrever pelo site do Brazilian Business School – www.bbs.edu.br

A palestra é parte da Yale Week in Brazil 2007, que acontece em Campinas e em São Paulo de 28 de maio a 5 de junho. As outras atividades ocorrerão em diversas instituições de ensino e de pesquisa de São Paulo.

Yale Week in Brazil 2007

O Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Yale em conjunto com a Brazilian Business School (BBS) e a Faculdade de Letras da PUC-Campinas organizam este ano a Yale Week no Brasil.

A Yale Week in Brazil 2007 tem por objetivo conhecer as comunidades de negócios e ensino e consiste em uma série de eventos, conferências, palestras e performances da Yale Concert Band.

Jackson tem pós-doutorado pela Universidade de Wisconsin-Madison e é diretor de Graduação de Estudos de Português. Interessado pela literatura brasileira e portuguesa, o professor tem diversos livros sobre as obras de Camões, Machado de Assis, Fernando Pessoa. Além de estudar e pesquisar os movimentos modernistas e vanguardistas. Entre os trabalhos de Jackson estão Camões e a primeira eidção de Os Lusíadas; A Vanguarda Literária no Brasil; A Prosa Vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade, entre outros.

Camões alcançou a glória com Os Lusíadas. Poema épico, seguindo os modelos clássicos e renascentistas, tinha por objetivo deixar registrado para a posteridade os grandes feitos portugueses no Oriente. Camões relata a viagem de Vasco da Gama, tomando-a como pretexto para a narração da história de Portugal, intercalando episódios narrativos com outros de mais líricos. Os Lusíadas vieram a ser considerados o grande poema épico nacional. Toda a obra de Camões influenciou a literatura portuguesa. Entre suas obras estão a coletânea das Rimas (1595, obra lírica), o Auto dos Anfitriões, o Auto de Filodemo (1587), o Auto de El-Rei Seleuco (1645) e Os Lusíadas (1572).

28 de maio de 2007