Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

As usinas de reciclagem têm como atividade a transformação de materiais recicláveis para serem submetidos a novos processos industriais de reutilização dessas materiais primas.  Para tanto elas contam com o recebimento de materiais coletados por empresas de coleta ou cooperações de catadores, por sua vez responsáveis por buscar e receber de pessoas e empresas os descartes materiais possíveis de reutilização.

Esses materiais uma vez coletados, entregues e recebidos pelas usinas, passam por uma triagem, onde são separados conforme o tipo residual e aqueles que não estão aptos para reciclagem são destinados aos aterros sanitários.  Daí, o material apto é prensado para ser vendido para as indústrias que serão responsáveis pela sua transformação em matéria prima para a produção de novos produtos.

Devido ao descarte dos materiais que apresentam “problemas” para o processo de reutilização é que se torna importante a conscientização das pessoas para o descarte correto dos vários tipos de lixo. O fato de estarem sujos e/ou com resíduos de outros lixos que não são recicláveis já um obstáculo para seu reuso. Assim a separação de lixos orgânicos e inorgânicos já na fase do descarte residencial e industrial/comercial é essencial para o estabelecimento desse ciclo que é a reciclagem.

Referência Texto / Referência Imagem