• Peça: Disk Pack ST370 – Unidade de disco removível (BM 3330). Capacidade  200 MB.
  • Proveniência: Acervo pessoal do professor Cristiano Roque Roland Portella (PUC-Campinas)
  • Período aproximado da fabricação da peça: Década de 1971

O primeiro disk pack foi criado em 1965 por dois engenheiros da IBM,  Thomas G. Leary e R.E. Pattison, no formato padrão de 14 polegadas (356 mm). O disk pack é um conjunto de discos de armazenamento de dados que compõe um disco rígido removível para unidades computadorizadas, podendo ser considerado um antecessor do atual HD externo. Literalmente um pacote de discos, o disk pack era um invólucro plástico transparente, composto de tampa superior e inferior, uma espécie de capa para acomodação das camadas de discos circulares revestidos de dados magnéticos.  O Disk Pack era muito sensível, precisava permanecer em uma sala fechada sem nenhum tipo de poeira, pelo fato de não ser encapsulado como os atuais HDs, qualquer grão de poeira poderia danifica-lo.

Referência Texto