• Peça: Gabarito de plástico para desenho de fluxogramas de sistemas e de programas de computador.
  • Proveniência: Doação pessoal do professor Dr. José Estevão Picarelli (PUC-Campinas)
  • Período aproximado da fabricação da peça: Década de 1990

Para desenvolverem programações de computadores os programadores utilizam uma guia de ação, um fluxograma, que especifica os procedimentos padrões para o desenvolvimento de dados e informações. Esse fluxograma é composto de símbolos geométricos que se referem aos procedimentos padrões, ou seja, trata-se de uma convenção universal composta de símbolos usados em trabalhos lógicos, como o desenvolvimento de programas.

Em geral, esse fluxograma era feito manualmente através do uso de um gabarito que contém esses vários símbolos geométricos convencionais, esse gabarito era um tipo de régua de plástico, produzido pela Trident. Atualmente a criação de fluxogramas é feita por planilhas e softwares.

Referência Texto