Com recursos tecnológicos e interatividade, em contraste com o caráter histórico do seu conteúdo, está disponível o site comemorativo aos seus 65 anos de história da PUC-Campinas. No endereço www.puc-campinas.edu.br/65anos cada fase da história da Universidade nestas seis décadas e meia é resgatada com fotos, depoimentos e citações dos acontecimentos que marcaram a construção da primeira instituição de ensino superior do Interior Paulista.

“Convidamos os ex-alunos e todas as pessoas que já passaram pela Instituição para que sejam protagonistas destas comemorações, deixando mensagens nos espaços interativos da página”, enfatiza o coordenador do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas, Wagner José de Mello.

O site traz também uma agenda com a série de eventos comemorativos programados pela Universidade ao longo do ano. O evento de abertura, na próxima quarta-feira, 7 de junho, remete à mesma data em que a Universidade foi fundada em 1941. No dia, ocorrerão três missas simultâneas, às 12h, em cada um dos campi da Universidade.

O reitor, professor e padre Wilson Denadai, celebrará uma delas, na capela do Campus I. O arcebispo emérito de Campinas e presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (Scei), Dom Gilberto Pereira Lopes, celebrará a missa do Campus II, na Igreja Nossa Senhora da Esperança. E o arcebispo metropolitano de Campinas e grão-chanceler da PUC-Campinas, Dom Bruno Gamberini, celebrará a missa do Campus Central – no Auditório Nobrinho –, onde a Universidade iniciou seus primeiros cursos há 65 anos.

No mesmo dia 7, às 19h, ocorrerá uma sessão solene no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II. Alunos, funcionários e professores que contribuíram para o desenvolvimento da PUC-Campinas serão homenageados juntamente com o ex-reitor da Instituição, professor e padre José Benedito de Almeida David, que receberá o título Doutor Scientiae et Honoris Causa. “O Honoris Causa é a mais importante honraria acadêmica a ser concedida e o padre David será, com todos os méritos, o sexto homenageado com o título”, informa Mello.

Concurso de crônicas

O objetivo da Universidade com as comemorações é promover a integração das comunidades interna e externa. Foram instalados pelos campi 18 banners com cerca de 4 metros altura e 12 metros de comprimento, trazendo fotos de turmas antigas e novas, dos prédios históricos, entre outras.

Ainda para estimular essa a participação de ambas as comunidades estão abertas as inscrições para um concurso de crônicas, com o intuito de resgatar histórias sobre a Universidade vividas ao longo dos seus 65 Anos. Os autores terão até 30 de junho para enviar à redação do Jornal da PUC-Campinas – e-mail jornaldapuc@puc-campinas.edu.br – textos com até 3 mil caracteres (com espaços). A crônica vencedora será publicada na primeira edição do jornal do segundo semestre, em agosto. Cada autor pode participar com uma crônica. O concurso é aberto a todos os interessados. Informações pelo telefone (19) 3756-7248.

O coordenador de Comunicação, Wagner José de Mello, reforça que promoções como esta têm por objetivo mostrar às pessoas que vivem o atual período da PUC-Campinas como foi sua trajetória e a importância para a região. Entre as ações previstas para o ano, será lançado em julho o livro 65 anos de história da PUC-Campinas. No segundo semestre, ocorrerão vários eventos de caráter cultural, científico e esportivo, todos abertos à população.

Agenda comemorativa dos 65 anos da PUC-Campinas:

Dia 07 (quarta-feira)

Às 12h

Celebrações religiosas: serão realizadas 3 missas simultâneas, com mais ou menos 1 hora de duração. Locais: Campus I : Capela – celebrada pelo Magnífico Reitor Pe. Wilson Denadai. Campus II: Igreja Nossa Senhora da Esperança – celebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Gilberto Pereira Lopes. Campus Central: Auditório Nobrinho – celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas – Dom Bruno Gamberini.

Às 19h

Será realizada a reunião solene

1 de junho de 2006