Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Novo Vestibular

Mescla sedia abertura do World Creativity Day em Campinas

Evento, voltado às comemorações do Dia Mundial da Criatividade, é considerado o maior festival do mundo na temática

O World Creativity Day, evento global criado para celebrar o Dia Mundial da Criatividade, ocorreu em Campinas, nos dias 20, 21 e 22 de abril, de forma presencial e on-line. A abertura oficial foi realizada no Espaço Mescla da PUC-Campinas, local dedicado a iniciativas ligadas à inovação e ao empreendedorismo.

Estiveram no evento, representando a Prefeitura de Campinas, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o secretário-adjunto, Newton Frateschi, e a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro. Além das autoridades do município, participaram da celebração de abertura representantes da Casa Hacker, patrocinadora do evento, a líder local do World Creativity Day, Ana Paula Cunha, e profissionais convidados.

Em sua 5ª edição, o evento de 2022 recebeu o tema “Celebrar a vida” e contou com a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e on-line) ao redor do mundo, sendo 20 em Campinas. As iniciativas visavam fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

As atividades deste ano foram organizadas em quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação incluiu palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshops e shows. Além de ações presenciais, houve apresentações on-line, em tempo real, para permitir interação com os palestrantes.

Na abertura oficial do evento, a líder local Ana Paula Cunha, também articuladora do Movimento Campinas Criativa, destacou a relevância do projeto, considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Ela enalteceu, ainda, a importância de o Espaço Mescla ser o ponto de partida desse evento em Campinas, tendo em vista sua atuação marcante no ecossistema de inovação do município.

“A PUC-Campinas, por meio de seu Espaço Mescla, é uma grande parceira e colabora ativamente para a economia criativa de Campinas. É um prazer estar de volta ao local, palco do projeto em 2019, novamente de forma presencial. Somos muito gratos pelo acolhimento”, disse Ana Paula.

Para a gestora de Projetos de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, o recebimento de um evento de tamanha importância para o fomento da criatividade só reforça a compromisso da Instituição em colaborar para o surgimento de negócios inovadores na cidade. “O Mescla é um celeiro de ideias para mudar a vida das pessoas. Receber esse evento é mais um incentivo à criatividade dos nossos jovens”, avaliou Diane.

Na visão de Newton Frateschi, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, a criatividade é um elemento fundamental para a invenção e para que uma ideia seja empreendida. Para ele, o evento ajuda a disseminar essa cultura de inovação em locais onde a criatividade está presente, mas não é enxergada. “A quantidade de criatividade que fica no fundo do oceano, escondida nas periferias, por exemplo, é enorme. Por isso a importância de uma iniciativa democrática como essa”, defende Frateschi.

A titular da pasta Adriana Flosi, formada em Artes Plásticas pela PUC-Campinas, enalteceu o valor da criatividade para a construção de projetos sólidos. “Na hora de empreender, sobrevive quem tem a capacidade de criar, de inventar, de se adaptar”, destacou Adriana, cuja trajetória profissional envolve experiências como comerciante e empresária.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais, organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.



Vinícius Purgato
20 de abril de 2022