Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Novo Vestibular

Mescla sedia abertura do World Creativity Day em Campinas

Evento, voltado às comemorações do Dia Mundial da Criatividade, é considerado o maior festival do mundo na temática

O World Creativity Day, evento global criado para celebrar o Dia Mundial da Criatividade, ocorreu em Campinas, nos dias 20, 21 e 22 de abril, de forma presencial e on-line. A abertura oficial foi realizada no Espaço Mescla da PUC-Campinas, local dedicado a iniciativas ligadas à inovação e ao empreendedorismo.

Estiveram no evento, representando a Prefeitura de Campinas, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o secretário-adjunto, Newton Frateschi, e a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro. Além das autoridades do município, participaram da celebração de abertura representantes da Casa Hacker, patrocinadora do evento, a líder local do World Creativity Day, Ana Paula Cunha, e profissionais convidados.

Em sua 5ª edição, o evento de 2022 recebeu o tema “Celebrar a vida” e contou com a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e on-line) ao redor do mundo, sendo 20 em Campinas. As iniciativas visavam fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

As atividades deste ano foram organizadas em quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação incluiu palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshops e shows. Além de ações presenciais, houve apresentações on-line, em tempo real, para permitir interação com os palestrantes.

Na abertura oficial do evento, a líder local Ana Paula Cunha, também articuladora do Movimento Campinas Criativa, destacou a relevância do projeto, considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Ela enalteceu, ainda, a importância de o Espaço Mescla ser o ponto de partida desse evento em Campinas, tendo em vista sua atuação marcante no ecossistema de inovação do município.

“A PUC-Campinas, por meio de seu Espaço Mescla, é uma grande parceira e colabora ativamente para a economia criativa de Campinas. É um prazer estar de volta ao local, palco do projeto em 2019, novamente de forma presencial. Somos muito gratos pelo acolhimento”, disse Ana Paula.

Para a gestora de Projetos de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, o recebimento de um evento de tamanha importância para o fomento da criatividade só reforça a compromisso da Instituição em colaborar para o surgimento de negócios inovadores na cidade. “O Mescla é um celeiro de ideias para mudar a vida das pessoas. Receber esse evento é mais um incentivo à criatividade dos nossos jovens”, avaliou Diane.

Na visão de Newton Frateschi, secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, a criatividade é um elemento fundamental para a invenção e para que uma ideia seja empreendida. Para ele, o evento ajuda a disseminar essa cultura de inovação em locais onde a criatividade está presente, mas não é enxergada. “A quantidade de criatividade que fica no fundo do oceano, escondida nas periferias, por exemplo, é enorme. Por isso a importância de uma iniciativa democrática como essa”, defende Frateschi.

A titular da pasta Adriana Flosi, formada em Artes Plásticas pela PUC-Campinas, enalteceu o valor da criatividade para a construção de projetos sólidos. “Na hora de empreender, sobrevive quem tem a capacidade de criar, de inventar, de se adaptar”, destacou Adriana, cuja trajetória profissional envolve experiências como comerciante e empresária.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais, organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

Vinícius Purgato
20 de abril de 2022