Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O Serviço de Ortopedia do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, recebe na segunda-feira (17/04), às 17h, o médico canadense Don Johnson, especialista em cirurgias de joelho. Ele comentará uma cirurgia de reconstrução do ligamento do joelho, realizada no Centro Cirúrgico do Celso Pierro e transmitida ao vivo por teleconferência para o Anfiteatro Silvio Carvalhal, nas dependências do hospital, onde Johnson fará sua palestra.

Nesta cirurgia será usada uma técnica inovadora, na qual se utiliza um outro tipo de tendão doador (como transplante) para substituição do ligamento rompido. Ainda na mesma cirurgia também será utilizado um método de fixação de enxerto no fêmur.

Alunos, professores e profissionais de Medicina e Fisioterapia poderão dialogar com o convidado no anfiteatro. O evento é aberto ao público e aos jornalistas interessados. Don Johnson vem a Campinas a convite do médico José Luiz Amin Zabeu, chefe do Serviço de Ortopedia do Celso Pierro.

Ainda sobre o tema, o Serviço de Ortopedia do Celso Pierro trouxe, no dia 10 de abril, o médico francês Pierre Chambat, integrante do Grupo de Cirurgia do Joelho e Ombro de Lyon, considerado um dos mais importantes em todo o mundo.

Ambas as visitas integram um programa do Hospital Celso Pierro e das faculdades do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas para desenvolver áreas médicas de excelência, envolvendo melhoria no atendimento à população e novas práticas de ensino e pesquisa.

Não é preciso se inscrever para acompanhar o evento na segunda-feira. Bastar dirigir-se, no dia e horário indicado, à sede do Hospital, no Campus II da PUC-Campinas: Avenida John Boyd Dunlop, s/n.º, Jardim Ipaussurama.

Serviço de Ortopedia

O Serviço de Ortopedia do Hospital e Maternidade Celso Pierro, sob responsabilidade do médico José Luiz Amin Zabeu, conta com 17 ortopedistas, 5 médicos docentes, 10 voluntários, 2 Fisioterapeutas, 1 Enfermeira e 18 residentes – dos quais 3 são especialistas em quadril, coluna e joelho. O Serviço realiza, inclusive, a cirurgia de videoartroscopia, recomendada para atletas e jovens com problemas no menisco, na qual o médico faz de duas a três pequenas incisões no joelho, por meio das quais realiza todos os procedimentos necessários.

Dentro do serviço há também a subespecialidade de Medicina Esportiva, para atendimento exclusivo a atletas federados, coordenada pelo médico ortopedista Carlos Augusto de Mattos. O serviço atende pelo SUS e por convênios.



Portal Puc-Campinas
12 de abril de 2006