Projeto da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas é um dos vencedores do concurso do Programa Nacional de Orientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), organizado em parceria pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O Pró-Saúde é dirigido a instituições de ensino superior que oferecem cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia. Tem como objetivo incentivar transformações no processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à comunidade, com base nas diretrizes do Sistema Unificado de Saúde (SUS).

A Faculdade de Medicina concorreu com outras 300 instituições de todo o País, das quais 90 tiveram seus projetos aprovados. Destas, apenas 16 são filantrópicas e comunitárias como a PUC-Campinas. As 74 demais eram todas do ensino superior público.

A relação das instituições vencedoras foi divulgada recentemente, em evento realizado em Brasília, mas o resultado final e os procedimentos para as aplicações das verbas destinadas os projetos de cada instituição serão anunciados no dia 7 de março pela coordenação nacional do Pró-Saúde. A previsão é de que a Medicina da PUC-Campinas receba em torno de R$ 1,8 milhão, para serem aplicados basicamente em recursos para melhorar a formação dos seus alunos, com base nas diretrizes propostas pelo programa.
Para cumprir com os requisitos do Pró-Saúde, a PUC-Campinas entrará com os custos de infra-estrutura e recursos humanos, como contrapartida para a implementação do projeto aprovado. Segundo sua coordenadora, a professora Maria Alice Amorim Garcia, serão beneficiados pelo programa não só os alunos de Medicina como dos demais oito cursos de saúde da universidade. “Nossas aulas práticas para os alunos de Medicina nos sete postos municipais de saúde da região noroeste, para as quais foi solicitada parte do orçamento, são integradas com as aulas práticas dos alunos dos outros cursos da área de saúde”, explica a professora.

Objetivos do projeto

Os alunos dos cursos da área de saúde da PUC-Campinas também realizam estágios no Hospital e Maternidade Celso Pierro e em outras instituições da cidade. A maior parte desses programas de estágios são vinculados ao atendimento pelo SUS.

O principal objetivo do projeto da Faculdade de Medicina aprovado pelo Pró-Saúde é qualificar e ampliar o ensino no cenário dessas aulas práticas. Os subsídios do programa também serão destinados às seguintes aplicações:

Aprimorar o currículo vigente do curso de Medicina, que se encontra em fase de implantação do 6º ano (11º e 12º semestres)

Qualificar o corpo docente e assistencial para responder às novas diretrizes curriculares do curso e do SUS

Ampliar o espaço de integração interinstitucional, multiprofissional e entre os diferentes níveis do sistema

Criar condições para a produção de conhecimentos e educação permanente.

Cursos de saúde da PUC-Campinas

A PUC-Campinas conta com nove faculdades da área de saúde: Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Juntamente com a Faculdade de Ciências Biológicas, elas compõem o Centro de Ciências da Vida, com sede no Campus II (Avenida John Boyd Dunlp, s/n, Jardim Ipaussurama), onde também se encontra o Hospital e Maternidade Celso Pierro.

Mais informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação e sobre os serviços oferecidos à população pela PUC-Campinas podem ser obtidas pelo portal www.puc-campinas.edu.br.

23 de fevereiro de 2006