Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

IoT Academy funcionará como um Hub de Negócios e Inovação

PUC-Campinas lança Laboratório de Internet das Coisas para aproximar empresas interessadas em soluções de tecnologia

A IoT Academy (IOTA), lançada nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, pela PUC-Campinas, via seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em parceria com a empresa Fibo, no InovaCampinas, servirá como um Hub de Negócio e Inovação, ou seja, como um local estruturado e sustentável dentro da Universidade que vai possibilitar o encontro das empresas que possuem demandas com empresas parceiras fornecedoras de tecnologia como Konker, Matera, Sierra Wireless, Claro, entre outras.

A Academia da “Internet das Coisas” – tradução do inglês para a sigla IoT – é o espaço onde alunos, professores, empresários, investidores, gestores de grandes empresas e startups vão se encontrar para impulsionar e acelerar projetos.

“A Universidade tem que criar condições para que toda a comunidade acadêmica respire a inovação frente aos grandes fenômenos que vão ditar os rumos da 4ª Revolução Industrial”, afirma o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O desenvolvimento deste projeto será um passo importante para ativar redes de inovação em toda a Região Metropolitana de Campinas, uma vez que a IoT Academy é a primeira iniciativa do gênero em nível nacional, tendo como grande diferencial o objetivo de colocar em prática o conceito de “Arquitetura de IoT”, uma das novas profissões que estão para nascer frente às possibilidades de desenvolvimento de produtos e serviços, em todas as áreas, a exemplo de aplicações na saúde, agricultura, indústria, cidades, entre outras.

O grande diferencial da IoT Academy é o fato de possuir uma estrutura acadêmica, o que também possibilita um melhor preparo do aluno para o mercado de trabalho. A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-Campinas, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, destaca que a instituição está empenhada em incentivar a pesquisa e a inovação entre seus alunos e pesquisadores. “Poder proporcionar um espaço para que soluções tecnológicas sejam criadas dentro da Universidade, em parceria com empresas, é uma oportunidade enriquecedora para os estudantes, pesquisadores e profissionais da área”, diz.

“A Internet das Coisas é um conjunto de novas tecnologias que permite a comunicação entre objetos para a realização de uma tarefa ou resolução de um problema, independentemente da intervenção humana”, explica Alexandre Bueno, presidente da empresa Fibo, gestora da IoT Academy.

Com tantas possibilidades de conectar as coisas, as aplicações facilitarão a vida em sociedade, como, por exemplo, quando um sensor de presença identifica que não existe mais ninguém na casa e informa o ar-condicionado e interruptores de luz para desligarem.

A Internet das Coisas deve transformar a economia que conhecemos hoje em um futuro próximo, neste novo tempo irão surgir novas profissões e oportunidades. A economia criativa ganhará impulso e mudará a vida das pessoas. Imagine quantos produtos e novas empresas irão surgir considerando as conexões entre as coisas.

Silvia Perez de Freitas
24 de outubro de 2018