IoT Academy abre suas portas e se torna hub de inovação da Universidade

A IoT Academy (IOTA) começa suas atividades nesta semana. Trata-se de uma parceria da PUC-Campinas, via seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Propesq, com a empresa Fibo. A IOTA servirá como um Hub de Inovação e empreendedorismo, ou seja, como um ambiente dentro da Universidade onde empresas parceiras na IoTA, possam apresentar sua tecnologia de IoT e/ou demandar de conhecimentos sobre internet das coisas. As empresas Inmetrics, Matera e GM7 já aderiram a esse novo ecossistema.

O espaço, no prédio H-13 do Campus I, é dividido em três partes. A primeira área é a administração da IOTA e sedia também as atividades da Fibo. Há ainda uma sala de reuniões e a área de operações da IoT Academy, composta de bancadas, estações de trabalho e equipamentos de tecnologia, entre eles sensores de RFID. Todo complexo, que inclui ainda uma área de convivência e de descompressão, soma cerca de 200m².

“Essa é uma evolução importante da Universidade. É um conceito de inovação e empreendedorismo aplicado à produção de conhecimento e de soluções para empresas. É uma resposta ativa da Instituição aos desafios da 4ª Revolução Industrial”, afirma o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

“A Instituição está empenhada em incentivar a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo entre seus alunos e docentes. Proporcionar esse ecossistema de soluções tecnológicas, de efervescência de ideias e de trocas de experiências é enriquecedor para todos”, destaca a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da PUC-Campinas, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira.

O diretor da Fibo, Alexandre Bueno, destaca as oportunidades que a parceria com a PUC trará. “A comunidade acadêmica e a credibilidade da Instituição ampliam expressivamente o potencial da IOT Academy. Ao abrir suas portas para a iniciativa privada num setor de ponta como IoT, a PUC-Campinas mostra uma visão de futuro que haverá de dar bons frutos”, afirma.

Internet das Coisas
A expressão Internet das Coisas (Internet of Things) foi usada pela primeira vez em 1999. Na época, o pesquisador Kevin Ashton, do Massachusetts Institute of Technology, trabalhava em um projeto quando percebeu que, se todos os objetos da vida cotidiana estivessem conectados por uma rede sem fio, eles se comunicariam entre si e compartilhariam informações.

Ashton expôs a ideia, demonstrando que era possível etiquetar eletronicamente os produtos de uma empresa para facilitar a logística da cadeia de produção, por meio de identificadores de radiofrequência (Radio-Frequency IDentification – RFID). O conceito de Ashton teve grande impacto sobre fabricantes e varejistas, e não apenas aprimorou a gestão de suprimentos como também reduziu os custos para os consumidores. Hoje, a Internet das Coisas representa a ideia de interligar os objetos da vida cotidiana. Todos estes itens poderão se comunicar entre si, controlados remotamente.

Mais informações sobre IoT Academy na PUC-Campinas acesse: www.iotacademy.org.br

Universidade divulga o Resultado do Novo Vestibular 2019

PUC-Campinas divulga o Resultado da 4ª Chamada Vestibular Social 2019