Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDOS PARA OS ALUNOS

O Programa de Intercâmbio é realizado a partir de Acordos de Cooperação entre a PUC-Campinas e universidades no exterior. A oportunidade oferece aos estudantes a possibilidade de estudar em uma instituição estrangeira pelo período de 6 meses a um ano.

O aluno interessado em participar do Programa deverá informar-se sobre as oportunidades e os editais abertos para o seu curso no site, e em seguida inscrever-se no Departamento de Relações Externas.
Para participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico, o estudante precisa atender a alguns requisitos prévios: estar regularmente matriculado, ter cursado, no mínimo, um (01) ano acadêmico (02 períodos) na PUC-Campinas e ter média aritmética geral igual ou superior a 7,0 (sete) no histórico escolar. Outros pré-requisitos podem ser definidos em edital.

O processo seletivo é aberto uma vez ao ano, entre os meses de dezembro e fevereiro, para intercâmbio no segundo semestre. É composto por duas fases: a primeira realizada pela PUC-Campinas, e a segunda, pela instituição parceira.
Apesar de o Programa de Intercâmbio Acadêmico abrir inscrições oficialmente uma vez ao ano, os estudantes devem ficar atentos às oportunidades de bolsas de estudos e vagas remanescentes, que podem ter processos abertos em outras épocas do ano.

Confira os Programas:

A escola Campus Magnolie oferece aos alunos regularmente matriculados na PUC-Campinas, funcionários e docentes descontos no total de 22% do valor dos cursos de Italiano de Curta Duração (2 semanas) e Intensivo de Italiano (4 semanas), ministrados em Castelraimondo, na Itália.

Realizado a partir de Acordos de Cooperção entre a PUC-Campinas e universidades no exterior, os alunos têm a possibilidade de estudar em uma instituição estrangeira pelo período de 6 meses a 1 ano. No período do intercâmbio, o aluno não paga as mensalidade da PUC-Campinas e nem da Universidade Estrangeira, mas deve arcar como todos os gastos da viagem, estadia e manutenção no país estrangeiro.

Essa associação oferece, em parceria com Universidades Estrangeiras, bolsas de estudos para alunos de Educação Física estudarem na Dinamarca por seis meses.

Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (em inglês: International Federation of Medical Students’ Associations) é uma organização não governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo. Um dentre os projetos desenvolvidos pelo IFMSA é o de suporte para intercâmbios clínicos e científicos de estudantes de medicina para países carentes em estrutura médica. O intercâmbio consiste na experiência de estágio voluntario com duração de um mês em que o aluno aprende e tem a oportunidade de praticar o conhecimento adquirido. O aluno participante deve arcar somente com a passagem aérea, alojamento e alimentação serão oferecidos pelo IFMSA.

Iniciativa de mobilidade internacional voltada para estudantes de graduação, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentam desempenho acadêmico destacado, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos de outros idiomas. O programa tem duração de um semestre e o Banco Santander oferece aos alunos selecionados uma bolsa de estudos no valor de 5.000 euros.

Promove a mobilidade de estudantes de graduação entre universidades ibero-americanas, com 10 países participantes: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai. O programa tem duração de um semestre e o Banco Santander oferece aos alunos selecionados uma bolsa no valor de 3.000 euros.

Consiste na realização de estudos de Espanhol na cidade de Valladolid na Espanha com Bolsa de Estudo por um período de uma ou duas semanas com aulas teóricas, práticas, conversação e visitas culturais guiadas. O aluno deve arcar com os custos de passagem e alojamento.

Consiste na realização de um curso de Inglês na University of Victoria na cidade de Victoria no Canadá com opção de duração de 4 a 12 semanas. Aos alunos regularmente matriculados na PUC-Campinas e aos funcionários, será concedido um desconto de 30% no valor dos cursos que variam conforme o número de semanas optadas.

Parceria entre a PUC-Campinas e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Atualmente, contamos com a Leitora Profa. Sara González Bérrio, que desenvolve diversos trabalhos, em conjunto com o Centro de Linguagem e Comunicação visando à consolidação do conhecimento da cultura e do idioma espanhol na comunidade universitária

Atividades Realizadas pelo Leitor:
Prática de Formação
Cursos de Extensão
Palestras
Colaboração em Projetos
Curso Sequencial
Atividades Complementares

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965, oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

A PUC-Campinas apoia e é parceira do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), administrado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, concedendo vagas em cursos da graduação.

Por este Programa já passaram diversos estudantes oriundos de países como: Cabo Verde, Peru, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cuba, Equador, República do Congo entre outros, que ingressaram nas mais diversas opções de cursos de graduação oferecidos pela PUC-Campinas.

Para mais informações sobre o Programa, consulte o site da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores.

Alunos aprovados para participar do Programa na PUC-Campinas, deverão encaminhar um e-mail para dre@puc-campinas.edu.br , para orientações de chegada e  matrícula.