Nesta terça e quarta-feira (24 e 25/10), a PUC-Campinas oferecerá uma mostra dos importantes avanços obtidos pela produção científica nos cursos de graduação nos últimos anos. O XI Encontro de Iniciação Científica reunirá, em apresentações de pôsteres e comunicações orais, 387 resumos de trabalhos desenvolvidos em 2005 e 2006 por alunos bolsistas do Fundo de Apoio à Iniciação Científica Fapic/Reitoria (da PUC-Campinas), do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), CNPq Edital e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O evento ocorrerá 8h30 às 19h, nos campi I e II. Além das apresentações dos trabalhos, constam da programação debates e mini-cursos sobre temáticas relacionadas à pesquisa.

As mesas-redondas sobre os temas “Paradigmas de pesquisa: considerações epistemológicas e éticas” – em 24/10, das 9h às 11h, no Auditório D. Gilberto, Campus I – e “O processo de formação do pesquisador de iniciação científica: experiências pessoais” – em 25/10, das 10h às 12h, no Auditório Monsenhor Salim, Campus II – serão transmitidas pelo Portal PUC-Campinas (www.puc-campinas.edu.br). Os internautas poderão inclusive enviar perguntas aos debatedores, de onde estiverem, que serão respondidas ao vivo pelos participantes.

A primeira mesa-redonda será mediada pela professora Tania Vaisberg (coordenadora Geral de Pós-Graduação) e terá como debatedores os professores doutores Fernando Rey (Pscologia), Pedro Fadini (Química) e Semíramis Domene (Nutrição). A segunda mesa-redonda será mediada pela professora Dulce Maria Pompêo de Camargo (coordenadora de Iniciação Científica) e terá como debatedores os professores doutores Lineu Fonseca (Medicina), Ricardo Pannain (Engenharia da Computação) e Solange Wechsler (Psicologia).

A mostra de pôsteres envolverá os alunos Pibic/CNPq e Fapic/Reitoria que começaram as atividades de Iniciação Científica em agosto de 2006, os alunos voluntários de iniciação científica do período de agosto de 2005 a julho de 2006, os alunos que ingressaram posteriormente em substituição a outros e os alunos com substituição de orientadores.

As comunicações orais serão feitas pelos alunos Pibic/CNPq e Fapic/Reitoria que participaram integralmente do período de agosto de 2005 a julho de 2006 e os alunos com bolsa Fapesp ou com edital do CNPq em andamento no ano corrente.

A avaliação dos alunos Pibic/CNPq, CNPq/Edital será realizada pelo Comitê Externo do CNPq e dos alunos Fapic/Reitoria, voluntários e Fapesp pelo Comitê Institucional, formado por professores da Universidade.

Veja a programação e os trabalhos inscritos pelo link //www.puc-campinas.edu.br/pesquisa/index.asp.

Ceatec é o centro com maior produção

“Temos tido crescimento da produção de iniciação científica na PUC-Campinas nos últimos anos, como resultado não só do interesse dos alunos de graduação, mas também como reflexo do aumento dos grupos de pesquisa na Universidade, integrados pelos docentes que são seus orientadores”, diz a professora Vera Engler Cury, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. A Universidade conta, hoje, com cerca de 80 grupos certificados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Dos 387 resumos de trabalho inscritos, 13 são do Centro de Economia e Administração (CEA), 46 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), 64 do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), 64 do Centro de Ciências Humanas (CCH), 88 do Centro de Ciências da Vida (CCV) e 112 do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec).

23 de outubro de 2006