Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

O Hospital da PUC-Campinas realiza no dia 25 de agosto, sábado, das 7h30 às 18h, o Curso Básico para Cuidadores Informais em Saúde. O curso é gratuito e tem o objetivo de orientar os cuidadores informais em saúde sobre os cuidados básicos para a assistência de pessoas em condições críticas e com necessidades especiais durante a internação e no domicilio. Podem participar das atividades cuidadores dos pacientes atendidos pelos Serviços do Hospital e serão abertas algumas vagas à população. O curso será realizado no Laboratório de Terapia Ocupacional no Hospital localizado no Campus II da PUC-Campinas (Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama). No final do evento os participantes receberão certificado. Informações (19) 3729-8574.

Mais informações

“O cuidador é qualquer pessoa, seja ela familiar, da comunidade ou profissional contratado que dispensa cuidados a bebês, crianças, jovens, adultos ou idosos, que apresentam comprometimentos sociais, físicos e/ou mentais”, explica a terapeuta ocupacional e uma das coordenadoras do curso, Rosibeth Del Carmen Muñoz Palm. O evento será realizado em dois períodos, com aulas expositivas, discussão em grupo e vivência de situações simuladas, oferecidas por uma equipe interdisciplinar do Hospital e da Universidade.

A coordenadora ressalta ainda que o curso capacitará os cuidadores e criará um espaço de vivência, discussão e reflexão sobre as potencialidades, possibilidades e limitações sobre o auto-cuidado e cuidar do outro. “Haverá orientação sobre quanto às possibilidades de adaptações e estratégias facilitam as atividades de vida diária das pessoas em condições críticas e com necessidades especiais”, completa Rosibeth.

Este curso está dentro do projeto de humanização do Hospital, que visa proporcionar a possibilidade de atendimento das necessidades humanas nos seus vários segmentos, além de desenvolver nos profissionais o espírito de solidariedade que pauta a missão da Instituição, tendo em vista o papel primordial no Sistema Único de Saúde (SUS) e a preocupação com a qualidade do atendimento e serviços prestados.

Programação
7h30 às 8h – Recepção e entrega do material.
8h às 8h30 – Abertura.
8h30 às 9h – Cuidado Humano.
9h às 9h45 – A integralidade dos cuidados na assistência hospitalar e domiciliar.
9h45 às 10h15 – Familiares e Cuidadores em Pauta.
10h15 às 11h – Cuidado Nutricional Domiciliar para paciente crítico.
11h às 11h30 – Orientações e cuidados com a higiene Oral.
11h30 às 12h15 – Fisioterapia: Olhares e cuidados para pacientes neurológicos.
12h15 às 13h15 – Coffee-break
13h15 às 14h – Cuidador sobre a ótica da Fonoaudiologia.
14h às 14h45 – Orientações da Enfermagem para Familiares e Cuidadores
no Controle de Sinais e Sintomas.
14h45 às 15h15 – Cuidados e Orientações no uso de Medicamentos.
15h15 às 16h – A prática da Terapia Ocupacional na convivência com cuidadores.
16h às 16h45 – Rede de Serviços: da assistência hospitalar à assistência domiciliar.
16h45 às 17h15 – Avaliação e encerramento.

Serviço:

O curso será realizado no Laboratório de Terapia Ocupacional no Hospital localizado no Campus II da PUC-Campinas (Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama). No final do evento os participantes receberão certificado. Informações (19) 3729-8574.



Portal Puc-Campinas
15 de agosto de 2007