O Hospital da PUC-Campinas, por meio do Serviço de Oftalmologia apóia a campanha que avaliará cerca de 1,5 mil crianças que passarão pela triagem no Bosque Jequitibá em Campinas, nos dias 5 e 6 de maio, das 9h às 18h. As crianças que precisarem de atendimento médico serão atendidas posteriormente no Hospital da PUC-Campinas e, se necessário, ganharão óculos.

Mais informações

Este projeto será realizado pelo Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação do presidente do Departamento de Oftalmologia da SMCC e médico do Hospital da PUC-Campinas, Marcelo Sobrinho.

“Cerca de 1,5 mil crianças (metade da rede municipal e a outra metade da rede estadual de ensino) passarão pela triagem. A organização das crianças com a escolha das escolas que estarão participando do projeto está sendo feita pela Secretaria Municipal de Educação”, explica Sobrinho.

No dia da triagem, as crianças ainda ganharão lanches e ingressos para visitar o Museu do Bosque. “O objetivo desta campanha é examinar os alunos de Ensino Fundamental, verificando a presença ou não de vícios refracionais (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e fazendo a correção dos mesmos”, completa.

O oftalmologista lembra que a presença destes vícios refracionais nesta faixa escolar dificulta o aprendizado básico, o que vai se refletir anos mais tarde. Além de beneficiar uma parcela da população que possivelmente tem dificuldade de acesso a Serviço Oftalmológico, a presente campanha também servirá como um minucioso estudo científico, a exemplo do que tem sido feito atualmente no mundo todo. Esses estudos tem sido úteis para o mapeamento das respectivas populações e planejamento de ações para a melhora da saúde ocular.

Portal Puc-Campinas
4 de maio de 2007