Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Simpósio Abece reúne especialistas para debater tema do Concreto de Ultra Alto Desempenho

Evento também contou, durante a manhã, com a instalação de uma comissão para definir as normas ABNT

O Programa de Pós-Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas sediou nesta quinta-feira o 6º Simpósio ABECE – Universidades de Engenharia de Estruturas sob o tema “Aplicações do Concreto de Ultra Alto Desempenho”. O evento contou com uma série de palestras sobre o tema e também com a instalação de uma comissão para definir as normas ABNT para o uso do Concreto de Ultra Alto Desempenho, bastante importante em construções de pontes, viadutos, estruturas urbanas e industriais.

Pela manhã, a comissão foi formada e houve reunião com membros em formato híbrido. Um grupo de profissionais estava de forma presencial no auditório enquanto parte da equipe participou pela plataforma Zoom.

No período da tarde, o simpósio teve a participação do engenheiro Sri Sritharan, da Iowa State University, dos Estados Unidos, e palestras com Guilherme Parsekian, professor da UFScar, diretor de publicações do IBRACON e diretor-adjunto da Regional SP/Central da ABECE, com os professores Leandro Trautwein (UNICAMP), Antonio Figueiredo (USP) e Roberto Christ (UNISINOS), e com o engenheiro Marcelo Waimberg, da EGT Engenharia.

Os especialistas palestraram para um auditório cheio e os profissionais presentes anotaram atentamente as dicas dos palestrantes.

Pela PUC-Campinas, quem falou foi o engenheiro Marco Carnio, professor de Concreto Armado na Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas e de Resistência dos Materiais na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, sobre o trabalho do CT 303 (Comitê Técnico IBRACON/ABECE – GT5 Estruturas de UHPC).

Norma ABNT

Entre os destaques da programação está a instalação de uma comissão para definir as normas ABNT para o uso do Concreto de Ultra Alto Desempenho. Trata-se de um grupo aberto, formado por especialistas de todo o Brasil, com a missão de reunir informações sobre o uso do Concreto de Ultra Alto Desempenho e criar uma norma para orientar o uso. O primeiro passo já foi dado com a criação de práticas recomendadas. Agora, esse grupo constituído irá analisar os dados para que, após outras reuniões, seja possível chegar a um texto único, que aplique as normas.

As normas ABNT são criadas após o surgimento de novas tecnologias no mercado. A partir daí, monta-se um grupo de estudo composto por pesquisadores, empresas e membros da sociedade. No final, é feita uma consulta pública e, posteriormente, após correções e ajustes, a norma é publicada.

“A cada cinco anos, as normas têm de ser revistas para mudança ou revalidação, é um processo dinâmico que envolve toda a sociedade”, comenta o Prof. Dr. Marco Antonio Carnio, da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas. O professor coordena o CT303 – COMITÊ IBRACON/ABECE – Materiais não convencionais para Reforço do Concreto e de Estruturas de Concreto, que estuda e publica Práticas Recomendadas sobre vários assuntos.



Carlos Giacomeli
4 de agosto de 2023