Entender a ginástica rítmica a partir de uma visão popular e como ferramenta de promoção do desenvolvimento motor e da criatividade nas crianças é a abordagem adotada pela professora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas Roberta Gaio em seu livro Ginástica Rítmica Popular – uma proposta educacional, que está em sua segunda edição ampliada e atualizada. Publicado pela Editora Fontoura, o livro conta com 149 páginas e é fruto de uma pesquisa realizada pelo professora na cidade de Piracicaba envolvendo crianças de escolas e comunidades locais.

A obra revela a necessidade da criança vivenciar experiências motoras, ampliando sua cultura, além de contribuir para seu desenvolvimento e sua criatividade a partir das vivências lúdicas propiciadas pela ginástica. “O livro tem a proposta de mostrar que é possível desenvolver um trabalho com a ginástica rítmica em escolas e comunidade de maneira geral e de forma popular”, explica a autora.

A professora dividiu o livro em três capítulos. No primeiro, traz um histórico geral da ginástica rítmica. No segundo capítulo, a autora trata mais diretamente do trabalho com crianças e as atividades da ginástica rítmica, desde noções motoras até referentes a relação com a família. No terceiro e último capítulo, é feita a desmistificação da ginástica rítmica popular, apresentando princípios pedagógicos para sua aplicação dentro e fora da escola.

Informações sobre a autora e o livro

Roberta Gaio formou-se pela Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas em 1981, e é docente da Universidade desde 1987, nas disciplinas de Ginástica Geral, Ginástica Rítmica, Educação Física para pessoas com necessidades educativas especiais e Pesquisa em Educação Física. Fez mestrado e doutorado na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente participa, como professora convidada no Curso de Especialização em Ginástica Rítmica da Universidade do Norte do Paraná, que possui o maior Centro de Treinamento dessa modalidade esportiva no Brasil.
Ginástica Rítmica Popular – uma proposta educacional é publicado pela Editora Fontoura, tem 149 páginas e seu preço nas livrarias é R$ 28,00.

29 de março de 2007