Geriatria é apontada como uma das profissões do futuro

Estudar e cuidar de quem está envelhecendo. Essa é a rotina dos que se dedicam a geriatria e a gerontologia: duas áreas da saúde que prometem alta demanda de profissionais para os próximos anos.

Segundo o IBGE, em 2050, 29,3% da população brasileira terá mais de 60 anos e a estimativa é de que o número de procedimentos e os gastos com saúde aumentem 149% até 2030.

Mais emprego

Como efeito desse envelhecimento está a necessidade de profissionais capacitados para trabalhar com cuidado e prevenção, mas para ocupar essa vaga não basta disposição. O mercado passará a exigir um profissional cada vez mais especializado.

“É fundamental que esse profissional seja capacitado e entenda todos os aspectos do envelhecimento. Só assim ele vai garantir um atendimento integral e humanizado para essa população” afirma a coordenadora da Especialização em Geriatria e Gerontologia da PUC-Campinas, Mariana Reis Santimaria.

Áreas em alta

Não são só médicos e enfermeiros que serão necessários nos próximos anos. Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Dentistas, Farmacêuticos e até Educadores Físicos deverão ter mais ofertas de emprego nessa área.  “Muitos profissionais são necessários para garantir o atendimento ao idoso e isso faz com que essa população envelheça bem e com a maior autonomia possível” completa Mariana.

Especialização

Para os que querem atuar nesse mercado, a PUC-Campinas está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia. O objetivo é capacitar profissionais de várias áreas da saúde para atuar nesse mercado em expansão. Saiba mais sobre o curso aqui: https://bit.ly/2Cld5yo

Vinícius Purgato
15 de dezembro de 2018