Profissional não está mais restrito a trabalhar em hospitais e clínicas médicas. Escolas, empresas e até veículos de comunicação são os novos rumos da profissão

Neste sábado, dia 28 de junho, das 8h às 18 horas acontece no Campus II da PUC-Campinas, o Fórum “Fonoaudiologia: Caminhos e Descaminhos”. O encontro reunirá profissionais da área, alunos e professores da PUC-Campinas de outras instituições de ensino, além dos membros das principais entidades representativas do setor. Entre elas estão: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo, do Conselho Federal de Fonoaudiologia e da Academia Brasileira de Audiologia.

O Fórum tem como objetivo discutir a profissão do fonoaudiólogo e a formação dos alunos frente às novas áreas de atuação e estudo. De acordo com a diretora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, Mariene Terume Umeoka Hidaka, o papel do profissional cresceu e o profissional não está mais restrito. “Hoje, o fonoaudiólogo está presente não só em hospitais e clínicas, mas também em escolas, asilos, empresas e até em veículos de comunicação”, disse Mariene.

Para a diretora, a Fonoaudiologia tem dado grandes contribuições para áreas médicas, desde o atendimento aos recém-nascidos até o tratamento de idosos atingidos por problemas degenerativos e neurológicos.

Na PUC-Campinas, por exemplo, alunos e professores têm quatro projetos de pesquisa em áreas distintas: Linguagem e Apresentação; Envelhecimento e Doenças Neurológicas e Degenerativas; Voz e Saúde, Trabalho e Audição. Outra frente de trabalho e pesquisa é a atuação junto à área de Obstetrícia do Hospital Celso Pierro da PUC-Campinas. As equipes de Fonoaudiologia acompanham desde a Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) até o aleitamento materno.

Programação:
8h30 às 9h – Abertura –
9h às 9:30h – Proposta do Fórum e Metodologia de Trabalho
9h30 às 10h – Café
10h às 12h – Trabalho em Grupos: Cenário da profissão e formação em Fonoaudiologia no estado de São Paulo: avanços e desafios. Proposta de ação.
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h30 – Plenária
15h30 às17h30 – Organização de Plano de Ação: objetivos, estratégias, segmentos envolvidos e encaminhamentos – Carta de Campinas.
17h30 às 18h- Encerramento

Serviço:
Data: 28/06/2008 (sábado)
Local: Auditório da Biblioteca, Campus II, da PUC-Campinas.
Endereço: Av. John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama

26 de junho de 2008