d Os amantes da arte têm um motivo a mais para participar do 1º Congresso Nacional sobre Inclusão de Pessoa com Deficiência da PUC-Campinas. Paralelamente as atividades acadêmicas e científicas que ocorrem durante o dia, será realizado o 1º Festival de Arte Sem Barreiras Albertina Brasil, da Funarte. O Congresso começa nesta segunda-feira (6/11) e termina na quarta-feira (8/11), a partir das 8h30. Já o Festival de Arte ocorrerá na terça-feira (7/11) e na quarta-feira (8/11), às 20h. Tanto as atividades científicas quanto as culturais serão realizadas no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades). Os eventos são abertos gratuitos e abertos ao público.

A realização do Congresso e do Festival de Arte tem por objetivo colocar em discussão temas relacionados às políticas públicas, ao papel do Estado e dos órgãos públicos, da Universidade, da sociedade civil e da iniciativa privada quanto aos direitos do cidadão deficiente.

Participarão do 1º Festival de Arte músicos e grupos de dança de diversas regiões do Brasil. Na terça-feira, primeiro dia do Festival, haverá a apresentação do músico David Valente, de Fortaleza. O músico é graduado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e tem se revelado no meio artístico como cantor, compositor, músico, arranjador e produtor musical. O tecladista ainda participou da minissérie Mad Maria e da novela América, ambos da Rede Globo. David é portador de uma deficiência físico-motora congênita que o impossibilita de usar as mãos normalmente. Ainda na infância se interessou pela música. Durante sessões de fisioterapia e terapia ocupacional teve o primeiro contato com um teclado de brinquedo. Desde então, desenvolveu a habilidade de tocar o instrumento com os dedos dos pés.

Na seqüência apresenta-se a cantora paulista Giovanna Maira. Natural de São Paulo, Giovanna Maira, começou a estudar piano aos 3 anos. Aos 12 anos, no Conservatório Musical Villa-Lobos, iniciou seus estudos de canto. Em 2004, ingressou na Faculdade de Música da Universidade de São Paulo (USP), onde cursa bacharelado em Canto Lírico e integra o Grupo Coral da Escola de Comunicação e Arte, tendo participando da audição da Nona Sinfonia de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica da USP. Esse ano a cantora e instrumentista brasileira venceu o Concurso Rosemary Kennedy para jovens solistas com deficiência, realizado em Washington, Estados Unidos.

Finalizando as apresentações da noite, o pianista Angelin Loro com faz sua apresentação. Graduado em Piano e Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concilia as atividades artísticas com a docência.

Na quarta-feira (8/11), também a partir das 20h, ocorrem as apresentações de dança. Do Rio de Janeiro participam o Grupo Giro e o Grupo de Dança sobre rodas Corpo em Movimento. De Belo Horizonte vem a apresentação do Grupo Musical Forró Bão Dimais, e de Campinas a apresentação da Associação dos Benfeitores e Amigos de Meninos Bailarinos Atores (Abamba).

Serviço:
O 1º Festival de Arte Sem Barreiras Albertina Brasil ocorrerá na terça e quarta-feira (7 e 8/11), às 20h, no Auditório Dom Gilberto, Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades). As apresentações são gratuitas e abertas ao público. Informações e programação completa do Festival e do Congresso no Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br

Portal Puc-Campinas
3 de novembro de 2006