O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas lança hoje, 3 de abril, às 17h30, os número 3 e 4 da revista Oculum Ensaios. Estas duas edições inauguram um novo formato e uma nova linha editorial da publicação. Além de trabalhos científicos sobre Arquitetura e Urbanismo, a revista agora também traz matérias sobre artes e novas tecnologias, bem como resenhas sobre novas obras publicadas na área. O evento de lançamento ocorrerá no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da Universidade (Rodovia Dom Pedro I, km 136 – Parque das Universidades).

A Oculum Ensaios é uma revista temática, criada na PUC-Campinas em 1985. Reúne textos de professores e pesquisadores da PUC-Campinas e de outras instituições brasileiras e estrangeiras. Considerada uma das mais importantes publicações científicas de Arquitetura e Urbanismo nacionais, a revista é editada professor Denio Munia Benfatti. Sua periodicidade é semestral e a tiragem, de 800 exemplares. A revista é indexada pela base de dados Qualis Nacional/Capes.

A edição nº 3 apresenta textos sobre a influência do Iluminismo na Arquitetura de Lisboa, sobre a conservação do patrimônio de Cuba, a trajetória da preservação urbana das cidades mineiras de Serro e Juiz de Fora, analisando a evolução urbana destas cidades ao longo dos anos. Dois dos estudos publicados neste número é sobre a gestão pública dos mobiliários urbanos nas cidades e a preservação do patrimônio industrial no Brasil.

Esta edição traz ainda uma carta do arquiteto Nizhny Tagil, de julho de 2003, apresentada para aprovação pela Unesco de projeto sobre o patrimônio industrial, uma resenha do livro A Casa de Adão no Paraíso, escrita por Joseph Rykwert e publicado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, além dos resumos de dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas. Os textos são intercalados a ensaios fotográficos dos professores Luciana de Francesco e Denio Munia Benfatti, sobre o tema O que transforma a noite em luz?

Já a edição nº 4 destaca a importância acadêmica para a PUC-Campinas das novas instalações integradas dos ateliês, marquetaria, laboratório de Tecnologia da Construção e o canteiro experimental de obras da FAU. Os estudos publicados abordam questões ambientais nos processos de ocupação urbanísticos, sobretudo no que diz respeito aos recursos hídricos e bacias hidrográficas. Os espaços públicos de Campinas também passam por reflexão, assim como a questão da seca e a recolocação de cidades na região Nordeste e os planos diretores participativos.

Além dos resumos das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas, a Oculum nº 4 apresenta resenhas dos livros A paisagem Vivenciada, de Jean-Marc Besse e Depois do Cubismo, de Ozenfant e Jeanneret (Le Corbusier). Os textos estão intercalados a desenhos do professor Araken Martinho.

Livro integra coleção da Editora Perspectiva

O livro Metrópole: Abstração, da editora Perspectiva, apresenta discussão sobre os experimentos humanos em perpétuo movimento, na tentativa de ordenar as grandes cidades, compondo um panorama das principais idéias do século XVIII até a época das vanguardas artísticas, no início do século XX. Ao apresentar tais cenários, Ricardo Marques de Azevedo – também professor da FAU/PUC-Campinas – revela como as especialidades são construídas a partir dos mais diversos projetos urbanísticos. Além de arquiteto, Azevedo é doutor em Filosofia. Como pesquisador, dedica-se às questões relativas às teorias e à história da arte e da arquitetura.

Serviço

Cada exemplar da revista Óculum Ensaios é vendido por R$ 22,00. Mais informações sobre a publicação podem ser obtidas pelo e-mail revista.oculum@puc-campinas.edu.br. O sumário das edições está disponibilizado na página //www.puc-campinas.edu.br/centros/ceatec/faculdades/fau/ensaios/menu.htm. Informações sobre o curso de mestrado em Urbanismo da PUC-Ca

3 de abril de 2006