De 29 de setembro a 03 de outubro, a Faculdade de Direito da PUC-Campinas realiza a LVII (57ª) Semana Jurídica, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I – Rodovia Dom Pedro I, km 136.

Neste ano, o tema que irá nortear a série de atividades programadas é "50 anos depois, a ditadura já era?:“O Direito antes, durante e depois da redemocratização”.

Durante toda a Semana Jurídica será possível conferir a exposição "1964-2014: Da tortura aos direitos humanos" e antes de cada palestra no período noturno (das 18h às 19h30) serão exibidos documentários sobre o período de Ditadura Militar no Brasil.

De acordo com o Diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Peter Panutto, a escolha de temas que serão debatidos diariamente demonstra a importância pedagógica na escolha dos palestrantes. ”Em 2014, a Semana Jurídica será uma atividade interdisciplinar, envolvendo os cursos de História, Ciências, Sociais, Filosofia e Direito”, considera.

O evento também introduz o aluno na temática de Direitos Humanos, já que no segundo semestre de 2015, os estudantes do curso de Direito irão cumprir estágio obrigatório na área.

Confira a programação:

Segunda-feira, 29 de setembro:

Justiça de transição e violações de direitos humanos: o papel dos tribunais e das comissões da verdade

Matutino – Martim de Almeida Sampaio

Noturno – Renan Honório Quinalha

Terça-feira, 30 de setembro:

A Constituição de 1988: A internalização dos direitos humanos e o Supremo Tribunal Federal

Matutino – Conrado Hübner Mendes

Noturno – Walter Claudius Rothenburg

Quarta-feira, 1 de outubro:

O que houve com o Direito? Nascimento dos novos direitos e novos olhares para os direitos já existentes

Matutino – Jorge Luiz Souto Maior

Noturno – Alípio Freire e Rubens Casara

Quinta-feira, 2 de outubro:

A Constituição de 1988: o desafio na concreção dos seus direitos e diálogo com o Sistema Interamericano

Matutino – Marcos César Botelho

Noturno – Beatriz Affonso

Sexta-feira, 3 de outubro

50 anos depois: E as minorias?

Matutino – Maria José Rosado e Verônica Gomes Alencar

Noturno – Debate entre cursos – coordenação da Direção da Faculdade de História.

Mais informações sobre a 57ª Semana Jurídica no endereço:

24 de setembro de 2014