Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Objetivos


Promover a inclusão social e cultural de pessoas com deficiência visual, por meio do recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição, assim como uma reflexão sobre direitos humanos, inclusão e acessibilidade. Fornecer conceitos introdutórios sobre a audiodescrição e suas diversas potencialidades e aplicabilidades, para que os conteúdos visíveis possam se tornar acessíveis também para pessoas com deficiência visual. Fornecer parâmetros iniciais de reflexão sobre a complexidade do processo de produção de roteiros de audiodescrição.

CURSO ON-LINE

Destaques: Curso oferecido na modalidade online, em aulas ao vivo no aplicativo Canvas, possibilitando interação entre professor e alunos.
Necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.


Síntese do Conteúdo Programático


- Inrodução à teoria do olhar, estudos da percepção e a construção da imagem poética e artística.
- Objetivos, conceitos e história da audiodescrição. Legislações.
- Formas de audiodescrição e pesquisa das modalidades, especificidades, estilos e autorias das obras estáticas e em movimento.
- Formas de locução, utilização dos tempos verbais, adequações e entonação de voz.
- Análise de trabalhos audiodescritos em cinema ( AD gravada ou feita ao vivo), teatro ao vivo e museus (AD gravada e ao vivo em esculturas e obras pictóricas).
- A fruição da obra e o papel da trilha sonora de fundo em ADs gravadas de obras estáticas.
- Audiodescrição no cinema de arte e a importância da linguagem cinematográfica estar contemplada no roteiro de audiodescrição.
- O papel da consultoria de roteiro de AD nos roteiros de audiodescrição. Depoimentos de consultores com deficiência visual e baixa visão.
- Exercícios individuais de produção de roteiro de AD em curtas e imagens estáticas.
- Trabalho de Conclusão de curso: produção coletiva de um roteiro de AD de um curta metragem e de uma imagem estática.
- Palestra realizada por um consultor de AD com deficiência visual.
- Exibição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apresentação dos alunos com audiodescrição ao vivo.


Público Alvo


Professores, graduandos, pós graduandos, das áreas da saúde, educação, comunicação, cultura, jornalismo, cinema e teatro (atores, diretores e produtores), artes visuais (artistas e coordenadores de museus), tecnologia da informação, letras, arquitetura e urbanismo, turismo; pessoas com deficiência visual que pretendam se tornar consultores (revisores de roteiros de audiodescrição) de audiodescrição, conforme as Normas Técnicas da audiodescrição no Brasil – ABNT-AD.