Objetivos

. Apresentar, refletir e conceituar as várias formas de avaliações, (des)construindo a ideia de avaliação como prova e processo de “medida” de/do Conhecimento. . Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar. . Compreender e conscientizar a importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem promover aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendendes. . Discutir sobre ferramentas e formas avaliativas que possibilitem o desenvolvimento de competências, por meio das disciplinas, em épocas de ensino remoto. . Possibilitar uma visão bio - psico e social do sujeito aprendente, com respeito as pessoalidades e diferentes culturas, para que a avaliação possa cumprir umas das funções: promover aprendizagens. . Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil. . Levar em consideração a pessoalidade e as características da comunidade discente ao propor uma avaliação. . Verificar o papel das metodologias ativas nos processos de aprendizagem e como avaliá-las. . Analisar o papel das avaliações externas na escola e o impacto da identidade docente. . Discutir e aprimorar processos avaliativos que verifiquem o desenvolvimento das Competências Socioemocionais.

CURSO ONLINE


Destaques: Curso oferecido na modalidade online, em aulas ao vivo no aplicativo Canvas, possibilitando interação entre professor e alunos.

Síntese do Conteúdo Programático

. Avaliação e Planejamento - processos indissociáveis; Concepções sobre Avaliações das Aprendizagens. . Tipos de avaliações. Diferença entre avaliação e exame. Avaliação em um cenário de Inteligências Múltiplas (IM); Importância de variar os instrumentos avaliativos com finalidade de trazer o conhecimento tácito à tona. . Avaliação diante de um currículo muito extenso e pouco profundo. . A BNCC e a flexibilização dos currículos. A importância dos projetos no ajuste dos centros de interesse da escola e do estudante. A competência do professor em mapear relevâncias e avaliar no processo de ensino e aprendizagem. . Como desmistificar a cultura da nota? Um estudante que “ vai bem ” em uma prova significa que aprendeu? Um estudante que passa em primeiro em um exame de vestibular e não desenvolveu outras habilidades têm garantia de sucesso profissional? . Avaliação na educação infantil sem o instrumento prova; A importância do olhar sensível e mediador do professor no processo avaliativo; A importância dos registros, relatórios e semanários das crianças. O tempo de aprendizagem do aluno e processos avaliativos. . Avaliação do uso de metodologias ativas - a importância do planejamento e de se ampliar os instrumentos avaliativos de forma a considerar o sujeito aprendente como um ser bio - psico - social e não uma nota ambulante. . Avaliação e o Ensino Remoto/ EaD.

Público Alvo

Profissionais de Educação

Oferecimento

Investimento

Total: R$ 369.00
Opções de Parcelamento:
- Cartão de Crédito: em até 6X, com parcelas mínimas de R$60,00;
- Cartão de Débito: valor total ou inscrição;
- Boleto Bancário: à vista ou em 3 parcelas;
- Inscrição no cartão de crédito ou débito + 2 parcelas no boleto bancário.

Vagas

Mínimo de 15 e Máximo de 30

Período de inscrição

23/07/2020 até 07/10/2020

Período do curso

17/10/2020 até 31/10/2020

Horário

8h00 às 12h00, aos sábados.

Carga Horária

12 horas

Local de Realização

Atividade Externa