Ser capaz de interagir de forma fluida na língua espanhola, tanto na escrita como na oralidade. Descrever situações passadas, presentes e futuras, usando um léxico amplo e estruturas gramaticais adequadas, conforme a modalidade oral ou escrita. Desenvolver uma compreensão auditiva e de leitura, em nível de dificuldade médio-alto. Adquirir conhecimentos socioculturais da língua espanhola, considerando referências hispano-americanas e espanholas.
- Conteúdos gramaticais: pretérito perfeito, pretérito indefinido, pretérito imperfeito, perífrases, condicional de primer grau, futuro imperfeito e marcadores do futuro, quantificadores, estruturas para expressar proibição (está prohibido/es obligatorio…), conectores para relatar, pronomes de objeto direto e indireto, imperativo afirmativo e negativo, colocação dos pronomes de objeto direto e indireto nas estruturas do imperativo e presente do subjuntivo, com algumas estruturas específicas. - Conteúdos funcionais: falar de hábitos no presente, relatar experiências passadas, falar do início e a duração de uma ação, localizar uma ação no tempo, falar de ações e situações futuras, expressar condições, expressar proibição, obrigatoriedade e impessoalidade, resumir o argumento de um livro ou um filme, contar anedotas, recomendar e aconselhar, dar instruções, descrever um anúncio, expressar desejos, reclamações, necessidades e propor soluções. - Conteúdos lexicais: vocabulário sobre o trabalho e a escola, fatos da vida pessoal, problemas do mundo, predições sobre o futuro, cuidados da natureza, costumes sociais, gêneros narrativos (filme, televisão, novelas…), publicidade: valores, suportes e elementos de um anúncio, tarefas domésticas, política, sociedade e educação. - Conteúdos socioculturais: diferenças socioculturais dos países da Hispano-América e da Espanha, tradições e costumes, personagens e lugares importantes, músicas, festas populares, dados históricos, hábitos cotidianos.
Alunos, professores e funcionários da PUC- Campinas.