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Objetivos


- Proporcionar ao participante a aquisição de conhecimentos específicos sobre a importância da pesquisa em tempo de eleições. Apresentar conceitos e práticas a respeito da pesquisa como ferramenta de marketing político eleitoral em campanhas municipais, com o objetivo de oferecer uma visão sobre a utilização da pesquisa antes e durante o período da campanha eleitoral.


Síntese do Conteúdo Programático


Módulo A: Conceitos Básicos: Pesquisa Qualitativa, Quantitativa e de Opinião Pública. Pesquisa como ferramenta de Marketing político em eleições municipais - Momentos e funções: Tipos de estudos aplicáveis antes e durante o período da campanha eleitoral; Módulo B: Conceitos preliminares para leitura, análise e interpretação de um relatório de pesquisa eleitoral de caráter quantitativo: - Metodologia e diferença entre enquete e pesquisa científica; - Definição de universo, amostra, amostragem, intervalo de confiança, margem de erro amostral e erro não amostral; - Diferença entre potencial e intenção de voto, empate técnico e tendências de queda ou de crescimento; - A pesquisa no contexto eleitoral: perecibilidade e volatilidade da pesquisa. Interpretação dos resultados - (Relatório de Pesquisa de Intenção de Voto): Critérios para análise - Função e significado das questões de intenção de voto espontânea, estimulada e rejeição; Estudo de caso: Interpretação dos resultados de pesquisas de intenção de voto. Módulo C: O uso da pesquisa como ferramenta estratégica de comunicação na campanha eleitoral: - Registro e divulgação das pesquisas eleitorais; - O “DNA” de uma pesquisa isenta e idônea; - Estratégias de combate a pesquisa fraudulenta e a manipulação da Opinião Pública; - Critérios e recursos para contestação e impugnação da pesquisa registrada.


Público Alvo


Profissionais e alunos da área da comunicação social e das ciências humanas em geral. Profissionais de Marketing, Jornalistas, Publicitários, Relações Públicas, Radialistas, Profisionais dos meios de comunicação, Antropólogos, Sociólogos, Cientistas Políticos, Pesquisadores na área eleitoral, profissionais dos meios de comunicação, assessorias de imprensa, agências de publicidade. O curso também é voltado aos políticos e aos futuros candidatos a cargos públicos, bem como aos assessores e demais interessados em entender a dinâmica da aplicação da pesquisa política/eleitoral contemporânea.

IMPORTANTE:
- Curso oferecido na modalidade online, em aulas ao vivo no aplicativo Canvas, possibilitando interação entre professor e alunos.
- Necessário que o aluno tenha acesso à internet e sistema compatível com o aplicativo Canvas.