Objetivos

Oferecer propostas para o trabalho pedagógico que buscam utilizar os jogos matemáticos como uma metodologia no processo de ensino e aprendizagem da matemática em relação aos conteúdos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares do ensino fundamental II. Desenvolver trabalho de criação e adaptação de materiais para uso em laboratórios de ensino e salas de aula para o ensino da matemática. Discutir e propor melhorias no ensino-aprendizagem em sala de aula mediante ações de extensão.

Síntese do Conteúdo Programático

1. Apresentação de estudos e pesquisas referentes ao uso de jogos para o ensino da matemática. 2. Aspectos práticos do Laboratório de Ensino de Matemática. 3. Produção de jogos matemáticos e de materiais manipulativos. 4. Sólidos geométricos. 5. Fórmula de Euler para poliedros 6. Jogos de tabuleiro para o trabalho com números inteiros. 7. Adaptação de jogos eletrônicos para as aulas de matemática.

Público Alvo

Profissionais das áreas relacionadas ao tema, tais como, Matemática e Ciências, alunos que cursam a partir do 3º ano dos Cursos de Licenciatura das áreas relacionadas; profissionais da rede pública e privada que busquem discutir e elaborar propostas de trabalho com uso de jogos para o ensino da matemática.