Objetivos

1. Introdução aos conceitos de Pensamento Computacional em relação à Abstração, Decomposição, Padronização e Algoritmos; 2. Capacitar para a programação utilizando blocos de lógica do Scratch, sem necessidade de codificação; 3. Conceitualização e desenvolvimento de jogos e histórias interativas através do Scratch; 4. Utilizar o Scratch como ferramenta educacional para ensinar, aprender e aplicar lógica de programação em diferentes contextos.

Síntese do Conteúdo Programático

Pensamento Computacional. Complexidade. Abstração. Decomposição. Padrões. Algoritmos. Ambiente Scratch. Aparência e Sons. Procedures. Variáveis. Decisões. Repetições. Strings. Listas. Desenvolvimento de projeto final.

Público Alvo

Professores e estudantes que queiram introduzir e desenvolver pensamento computacional em diferentes contextos com base na exploração de atividades com o Scratch. Qualquer pessoa interessada em desenvolver jogos e histórias interativas utilizando o Scratch. (Pré-requisito mínimo: graduando)

Docentes

  • DANIEL PAZ DE ARAUJO - MESTRE