Exposição “80 Anos PUC-Campinas – uma história em diálogo” é aberta no prédio da Reitoria

Ela une acervos do Museu Universitário, do Museu Arquidiocesano e de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira

A exposição “80 Anos PUC-Campinas – uma história em diálogo” foi aberta na manhã desta quinta-feira (9) no prédio da Reitoria da PUC-Campinas, no Campus I da Universidade. A abertura teve a presença do Arcebispo de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas D. João Inácio Müller , do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David. Por enquanto ela está aberta apenas ao público interno, mas a partir de janeiro deverá ser aberta ao público externo mediante agendamento por meio do e-mail museu@puc-campinas.edu.br .

A mostra tem como objetivo traçar uma perspectiva histórica sobre as bases da fundação da Sociedade Campineira de Educação e Instrução nos idos de 1940 até sua nomeação como Pontifícia Universidade Católica de Campinas na década de 1970, através do diálogo entre os acervos do seu Museu Universitário e do Museu Arquidiocesano de Campinas, incluindo acervo de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, recentemente doado a este último órgão.

A curadoria é de Rodrigo Luiz dos Santos, do Museu Universitário, que também é responsável pela pesquisa e textos, junto a Gabriel de Barros Amstalden e Lucas Diego Ganzella da Silva. “A ideia da exposição é transitar entre o recorte histórico das décadas de 40 a 80, período em que a inovação universitária já se fazia presente. A mostra apresenta essas perspectivas históricas não apresentadas ao público. E, em breve, haverá também o lançamento da exposição virtual ’80 anos em 80 imagens’, que colocará nossa trajetória à disposição de toda a comunidade.”

A exposição foi dividida em três módulos expositivos, baseando-se em um conjunto de documentos históricos até então não alinhados e apresentados ao público. Eles traçam uma perspectiva sobre as primeiras décadas da Universidade e mostram que a inovação sempre esteve presente na história da Instituição.

O arcebispo Dom João Inácio Müller ressaltou a ideia de unir passado, presente e futuro. “Deus é sempre museu e sempre atual. Portanto, essa exposição deve nos ajudar não apenas a refletir a história da nossa diocese e da Universidade, mas também o que precisamos fazer para construir o futuro a partir de agora.”
O Reitor Prof. Dr. Germano destacou a inovação presente em toda a história da instituição. “Se a Universidade chegou até aqui é porque sempre se dedicou à inovação, buscando melhorar continuamente as ferramentas e metodologias aplicadas ao ensino. A inovação é tudo aquilo que fica registrado em forma de museu. A mensagem que fica é que devemos nos comprometer para continuar construindo a história.”

Marcelo Andriotti
9 de dezembro de 2021