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Prof. Gilberto Luiz de Moraes Selber (1993-1996)

No dia 1º de fevereiro de 1993, Gilberto Luiz de Moraes Selber, então vice-reitor para Assuntos Administrativos, assume a Reitoria da PUC-Campinas, após uma trajetória que incluiu a graduação em Matemática pela mesma instituição e a ascensão a professor e diretor do Instituto de Ciências Exatas.

Como Reitor, priorizou a continuidade da implementação do Projeto Pedagógico, iniciada na gestão do Reitor Heitor Regina (1981-1985), fortalecendo-o com investimentos na pós-graduação e na pesquisa. Logo no início de sua gestão, em 1993, inaugurou o Setor de Convênios, essencial para o desenvolvimento acadêmico. Reconhecendo a importância do corpo docente, implementou a capacitação de professores, resultando em um aumento expressivo no quadro de docentes.

Sob sua liderança, a universidade avançou, estabelecendo seu primeiro curso de Doutorado, um marco significativo na instituição, com foco em Psicologia. Sempre comprometido com a excelência educacional, Selber implementou um processo de avaliação participativa, que em 1995, levou a PUC-Campinas a alcançar a marca de 100 mil profissionais formados.

Também, neste período, houve uma maior aproximação com o empresariado, com estímulos a prestação de serviços externos com envolvimento acadêmico, integrando a universidade com a comunidade e o mercado.
Encerrando sua gestão com sucesso, Gilberto Selber liderou uma parceria robusta com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promovendo um intercâmbio profundo de atividades acadêmicas e interações culturais. Esse compromisso mútuo não apenas enriqueceu a experiência dos alunos, mas também impulsionou a excelência educacional de ambas as instituições.

Referências

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Uma História, Muitas Vidas: 1941-2006, 65 anos. Coordenação de Rita Lunardi, Wagner José de Mello. Campinas: PUC-Campinas, 2006. 124 p.
TANGERINO, Marcio Roberto Pereira. Pontifícia Universidade Católica de Campinas: vicissitudes históricas e busca de uma identidade. 2004. 203 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596930. Acesso em: 14 mai. 2024.