Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


4º Encontro Anual de Extensão Universitária


Inscrições Encerradas

 

Apresentação

 

A Extensão desenvolvida nas Universidades como atividade-fim oportuniza o compartilhamento de conhecimentos e competências, construídos nas atividades de Ensino e Pesquisa, com a sociedade a qual, por sua vez, alimenta com novos questionamentos e demandas o dinamismo inerente a essa troca de saberes. Desse processo fértil e instigante nascem parcerias enriquecedoras que contribuem para qualificar a formação profissional e a geração de novos conhecimentos na Universidade, assim como a solução de problemas contemporâneos na sociedade. Grupos sociais organizados, de natureza pública ou privada, representam público-alvo preferencial das ações e programas de Extensão, levados a efeito por docentes e alunos das diversas áreas do conhecimento. Trata-se de um processo ativo e compartilhado de enfrentamento a problemas concretos vivenciados cotidianamente pelas pessoas. A possibilidade de submeter à prova os temas discutidos em salas de aula e em Grupos de Pesquisa enriquece o processo de formação dos alunos, não apenas no plano profissional, mas, sobretudo, no humano. Do conjunto de ações de Extensão possíveis, aquelas organizadas sob a forma de Projetos e Programas qualificam academicamente as propostas de forma a desconstruir a ideia anacrônica de uma Extensão meramente condescendente e ingênua que se satisfaz a si mesma. Indicadores de qualidade bem definidos permitem um processo avaliativo que elucide as dimensões de eficácia e eficiência dessas ações. A partir da institucionalização de uma metodologia de acompanhamento e avaliação de resultados, aperfeiçoada ao longo do tempo, é possível gerar uma Extensão criativa e transformadora no contexto das Universidades.

 

Na PUC-Campinas docentes desenvolvem Projetos de Extensão com 20 horas semanais de dedicação e contam, para sua execução, com alunos bolsistas de Extensão que dedicam 24 horas semanais para tais atividades. Os Projetos de Extensão, com duração de dois anos, nascem a partir de propostas encaminhadas pelas Faculdades, pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e pelos Grupos de Pesquisa institucionais, articuladas com demandas externas de grupos sociais organizados da Região Metropolitana de Campinas, evidenciando uma Extensão efetivamente articulada entre Ensino, Pesquisa e comunidade externa. Os projetos executados em parceria com grupos sociais da Região Metropolitana de Campinas visam gerar autonomia das pessoas que participam desses grupos em relação às ações implementadas pelos docentes extensionistas e seus alunos. 

 

Com a publicação do Edital PROEXT 2015 MEC/SESu, em fevereiro de 2014, foi facultada pela primeira vez ao segmento das Instituições de Ensino Superior Comunitárias a possibilidade de submeter Projetos ou Programas de Extensão a um edital ministerial objetivando financiamento a partir de um processo de classificação por mérito. Mais do que apenas a obtenção de recursos financeiros, motivou a PUC-Campinas a possibilidade de participação num processo avaliativo por pares de âmbito nacional, incluindo instituições
de ensino federais, estaduais, municipais e comunitárias. Foram submetidos treze Projetos e dois Programas de Extensão ao referido edital e todos, com exceção de um projeto, foram avaliados positivamente com desempenho médio, numa escala que varia de 0 a 100, de 83,3 pontos para os Projetos e 91,8 para os Programas. Obteve-se também a aprovação de recursos para três Projetos e um Programa, num total de R$ 448.311,90 (quatrocentos e quarenta e oito mil, trezentos e onze reais e noventa centavos), o maior montante de recursos liberados para uma Instituição de Ensino Comunitária (ICE) no Brasil até o momento.

 

A avaliação de mérito externa positiva de nossos Projetos e Programas evidencia a seriedade com que nossos docentes e alunos desempenham suas atividades de Extensão, norteados por normas institucionais. O 4º Encontro de Anual de Extensão Universitária da PUC-Campinas, nesse sentido, oferece oportunidade fecunda para os alunos bolsistas de Extensão e seus respectivos professores orientadores apresentarem seus Planos de Trabalho e os principais resultados alcançados até o momento. Neste ano, pela primeira vez, as sessões de Comunicação Oral contarão com a presença de avaliadores externos, isto é, docentes convidados, provenientes de outras Universidades, que contribuirão com sua experiência para aperfeiçoar as iniciativas institucionais.


No período 2014/2015 estão sendo desenvolvidos 27 Projetos de Extensão sob responsabilidade de docentes vinculados aos cinco Centros da Universidade. 

 

 

Prof. Dr. André Pires
Coordenador Geral de Projetos de Extensão

 

Profa. Dra. Vera Engler Cury
Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários

 

Programação

 

Sessões de Comunicação Oral dos Alunos Bolsistas de Extensão - Planos de Trabalho 2014

 

22 DE SETEMBRO DE 2014, DAS 14:00H ÀS 17:00H
Local: Sala A 01, Prédio CT, Campus I
Coordenador da Sessão: Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza – Faculdade de Jornalismo – Centro de Linguagem e Comunicação - CLC
Avaliadora: Profa. Dra. Fabiana Cristina Severi – Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP)

 

 

 

 

22 DE SETEMBRO DE 2014, DAS 14:00H ÀS 17:00H
Local: Sala A 02, Prédio CT, Campus I
Coordenador da Sessão: Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo – Faculdade de Medicina – Centro de Ciências da Vida - CCV
Avaliadora: Profa. Dra. Carla Aparecida Arena Ventura – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (USP)

 

 

 

 

22 DE SETEMBRO DE 2014, DAS 14:00H ÀS 17:00H

 

Local: Sala A03, Prédio CT, Campus I
Coordenador da Sessão: Prof. Me. Fábio Boretti Netto de Araújo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia - CEATEC
Avaliadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Nogueira de Camargo Harris – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

 

 

 

 

22 DE SETEMBRO DE 2014, DAS 14:00H ÀS 17:00H
Local: Sala A 04, Prédio CT, Campus I
Coordenador da Sessão: Prof. Dr. José Francisco Kerr Saraiva – Faculdade de Medicina – Centro de Ciências da Vida - CCV
Avaliador: Prof. Dr. Carlos Roberto Bueno Júnior – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP)

 

 

 

Profª Drª Fabiana de Souza Costa

 

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Fabiana de Souza Costa é Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA). Pesquisadora na área da Educação Superior, dedica-se a refletir sobre os temas Acesso à Universidade; Educação e Trabalho; Políticas Afirmativas com destaque para o Programa Universidade para Todos. É autora do Livro “ProUni: o olhar dos estudantes beneficiários” publicado pela Editora Michellotto em 2010, que já está em sua segunda edição. Conselheira do Conselho Nacional de Juventude (gestão 2008/2009), foi Presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude (gestão 2008/2010). Fabiana de Souza Costa é Coordenadora Geral dos seguintes programas do Ministério da Educação: Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Nacional de Extensão Universitária (PROEXT), Programa de Bolsa Permanência, Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Programa INCLUIR.

4º Encontro Anual de Extensão Universitária

  • Período
  • Dia 22 de setembro de 2014
  • Local
  • Auditório Dom Gilberto - Campus I
  • Público alvo
  • Alunos, professores, funcionários e público externo