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VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação – Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades


Inscrições Encerradas

 

Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) organiza o VII SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades. Esta edição internacional prevê a participação de renomados pesquisadores da área de Educação, em especial os professores: Prof. Dr. Gert Biesta (University of Luxembourg), Prof. Dr. António Gomes Ferreira (Universidade de Coimbra) e Prof. Dr. Luis Sime Poma (Pontifícia Universidade Católica do Peru) e Prof. Dr. Juan José Martí Noguera (Universidad Antonio Nariño – Colombia).

 

 

Descrição do Evento

 

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação que oferece oportunidade de comunicação do conhecimento acadêmico a partir das linhas de pesquisa Políticas Públicas em Educação e Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

 

Prof. Dr. Gert Biesta (www.gertbiesta.com) is Professor of Educational Theory and Policy at the University of Luxembourg and editor-in-chief of the journal Studies in Philosophy and Education (Springer). He is a former president of the Philosophy of Education Society USA (2011-2012). He has published widely on the theory and philosophy of education and educational research, with a particular interest in questions of democracy and democratization. In addition he has conducted research and published on such topics as civic learning, vocational education, teacher education, and curriculum theory. Recent books include Beyond Learning: Democratic Education for a Human Future (Paradigm Publishers, 2006); Good Education in an Age of Measurement (Paradigm Publishers 2010); Learning Democracy in School and Society (Sense Publishers, 2011); and Making Sense of Education: Fifteen Contemporary Educational Theorists in their own Words (Springer, 2012). His latest book, The Beautiful Risk of Education, will appear in 2013 (Paradigm Publishers).

 

 

Pragmatising the Curriculum: Bringing Knowledge back into the Educational Conversation, but via Pragmatism

Gert Biesta

 

Abstract

The question of knowledge remains a vexed issue in discussions about the curriculum. Even where curriculum becomes defined in terms of capabilities and capacities, there is still the question what it is that students should engage with in acquiring these. Discussions tend to veer between two positions, one focusing on intrinsic qualities of knowledge – Herbert Spencer’s question ‘What knowledge is of most worth?’ – and one focusing on extrinsic qualities  – Michael Apple’s question ‘Whose knowledge is of most worth?’ While the sociology of knowledge has made important contributions towards exposing the political complexities of curricular knowledge, it is limited in its ability to address more enduring questions about knowledge, such as those about truth and reality. This is why a number of scholars have recently been arguing for the need to bring knowledge back into the curriculum conversation. While I agree with the need for doing so, I question whether this can be done by moving back from sociology to epistemology, since both options provide different answers to the same questions that are based on the same set of premises. In my presentation I turn to Deweyan pragmatism in order to articulate an approach to curricular knowledge that goes beyond the sociology-epistemology pendulum.

 

 

 

Prof. Dr. António Gomes Ferreira. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Subdiretor e professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, coordenador e investigador do GRUPOEDE – Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais do CEIS20, coordenador do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional da Universidade de Coimbra, coordenador do doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Autor de artigos publicados em importantes revistas portuguesas da Europa e América Latina, membro do conselho editorial de prestigiosas revistas científicas na área da Ciências da Educação.

 

 

Da ideia de autonomia e da responsabilização das escolas: perspectivas a partir da Europa

António Gomes Ferreira

 

Resumo

Pelo menos desde a década de oitenta do século passado, a autonomia escolar tem alimentado discursos e suportado políticas que lhe conferem a qualidade de potenciar os níveis de desempenho institucional que se traduzam numa melhor organização do ensino. Importa olhar para esses discursos e essas políticas tentando ver como se expressam e como abrem possibilidades de reorganizações diversas a partir de enunciados iguais ou muito semelhantes. Desde logo, importa ter consciência de ênfases diferentes. Invocar à participação democrática ou à gestão eficiente pode não ser contraditório mas exige atenção sobre o que realmente se pretende com a autonomia em causa. Olhando para a Europa podemos ver que não se avança para a autonomia escolar do mesmo modo e do mesmo ponto de partida e é certo que a capacidade de decisão e a responsabilidade das escolas em cada país é bastante diferente, o que nos leva a interpelar as razões e o alcance da tão propagandeada autonomia. Uma abordagem comparativa sociodinâmica pode ajudar-nos a compreender melhor este processo ao convocar para a análise uma indagação sociohistórica articulada com a análise da situação conjuntural dos diferentes países.

 

 

 

Prof. Dr. Luis Sime Poma. Doctor en Ciencias Sociales (Ph. D.) de la Radboud University of Nijmegen (Holanda, 2007) y Magíster en Ciencias de la Educación, Mención Currículum, de la Pontificia Universidad Católica de Chile (1994). Profesor Principal del Departamento de Educación de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). Actualmente es Director del Doctorado en Ciencias de la Educación y Coordinador de Investigación del Centro de Investigaciones y Servicios Educativos (CISE) de la PUCP.  Así mismo, ejerce como docente visitante en diversos programas de postgrado en universidades públicas y privadas del país y es conferencista en eventos académicos nacionales e internacionales. Los temas que el Prof. Sime ha desarrollado en la docencia así como en investigaciones, consultorías y conferencias versan sobre: Producción Académica sobre Educación; Formación para la investigación; Desarrollo Profesional de Docentes; Educación y Desarrollo; Corrientes Educativas Transversales; Política Educativa e Investigación Educativa. Es miembro de la: American Educational Research Association (AERA-EEUU), International Sociological Association (ISA); Sociedad de Investigación Educativa Peruana (SIEP) y Foro Educativo (Perú).

 

 

La meritocracia en las políticas y culturas docentes

Luis Sime Poma

 

Resumen

Los intentos de construir estados cada vez más democráticos, que superen las prácticas autoritarias, son uno de los procesos históricos más importantes en las sociedades latinoamericanas. La posibilidad de elegir y renovar autoridades, así como de estructurar un estado con división de poderes y más participación ciudadana, es sustancial en tal construcción y concepción democrática del estado que deslinda con los diversos tipos de autoritarismos. Sin embargo, ese proceso es incompleto si no va acompañado de la meritocracia estatal, de mecanismos transparentes y consensuados que permitan la selección,  distribución de incentivos y movilidad laboral del personal público a partir de la evaluación del esfuerzo y desempeños de ese personal y no de otros factores. Em este contexto teórico, el tema de la meritocracia en el campo de actuación docente será analisada a la luz de las mas recientes experiências de reforma magisterial implantadas en el Peru,de la misma forma como estan siendo implantadas em diversos países latinoamericanos. En esta conferencia seran discutidas diversas perspectivas sobre cómo entender la meritocracia en el sector público com sus implicancias ideológicas, culturales y políticas. Pretendemos llamar la atención sobre la necesidad de situar esta discusión como parte de las reformas más profundas de los Estados Latinomaericanos y asumir su conflictividad en medio de culturas profesionales como la de los docentes, que ha permanecido durante largo tiempo al margen de este discurso.

 

 

 

Prof. Dr. Juan José Martí Noguera. Doctor en Psicología por la Universidad de Valencia (España) con una tesis doctoral en un Estudio Iberoamericano sobre variables de responsabilidad social en la educación básica y educación superior con la participación de centros en Colombia, Chile, Perú y España. Licenciado en psicología, ha realizado una maestría en procesos de participación social entre academia y tercer sector, y en materia de gestión tecnológica aplicada a la empresa, así como varios programas de experto en innovación y cambio. Actualmente vinculado a la Universidad Antonio Nariño, sede de Cali (Colombia), forma parte del grupo de investigación GRIPSI en una línea educación superior y responsabilidad social en el espacio iberoamericano. Colaborando complementariamente como investigador en el Centro de Estudios y Análisis Económico. Línea de investigación en economía creativa.

 

 

Responsabilidade social na educação básica e na educação superior. Uma abordagem do espaço iberoamericano

Juan José Martí Noguera

Resumen

En el marco de las políticas educativas, la promoción de una llamada Responsabilidad Social de la educación superior promovida por la UNESCO, y que presenta diferentes niveles de análisis y conceptualización en diferentes países, se está llevando a cabo un proceso de impulso de materias en la educación primaria y secundaria sobre "Educación para la ciudadanía". Atendiendo a que los modelos de formación por competencias promueven aspectos como la empatía, capacidad de diálogo, comprensión de la diversidad en un contexto de economía global, la educación desde ciclos básicos las fomenta como competencias transversales a adquirir en todo el ciclo educativo. La propuesta centra su atención en atender a modelos educativos varios que se están manejando en países iberoamericano, teniendo en cuenta un análisis de las oportunidades que presenta educar por una ciudadanía responsable y las competencias que requiere fomentar.

 

- PROF. DR. ADOLFO IGNAIO CALDERÓN (PUC CAMPINAS)
- PROF. DR. ANDRÉ PIRES (PUC CAMPINAS)
- PROF. DR. ARTUR JOSÉ RENDA VITORINO (PUC CAMPINAS)
- PROFA. DRA. HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO (PUC CAMPINAS)
- PROFA. DRA. MÔNICA PICCIONE GOMES RIOS (PUC CAMPINAS)
- PROF. DR. SAMUEL MENDONÇA (PUC CAMPINAS)

 

- ALICE RIBEIRO CASIMIRO LOPES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

- ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

- ANGELA MARIA MARTINS

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

- CASSIA GECIAUSKAS SOFIATO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

- CELIA MARIA HAAS

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

- GIONARA TAUCHEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

- GREGORIO VALERA-VILLEGAS

ESCUELA DE EDUCACIÓN DE LA UNIVERSIDAD CENTRAL DE VENEZUELA

- JEFFERSON MAINARDES

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

- JOSE CARLOS ROTHEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

- JOSE EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

- JUNOT CORNELIO MATOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

- LINA KATIA MESQUITA DE OLIVEIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

- MARA SUELI SIMAO MORAES

UNIVERSIDADE EST. PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

- MARIA ANGELICA RODRIGUES MARTINS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

- MARIA ANTONIA DE SOUZA

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

- MARÍA GUADALUPE GARCÍA CASANOVA

UNIVERSIDADE NACIONAL AUTÔNOMA DO MÉXICO

- MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

- MARLUCY ALVES PARAISO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

- MONICA DE CARVALHO MAGALHAES KASSAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

- NADJA MARA AMILIBIA HERMANN

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

- OCIMAR MUNHOZ ALAVARSE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

- RAQUEL GONCALVES SALGADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

- ROMILDA TEODORA ENS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

- SAMUEL MENDONCA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

- SANDRA MARIA ZAKIA LIAN SOUSA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

- SILVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA GALLO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

- TEISE DE OLIVEIRA GUARANHA GARCIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ RIBEIRÃO PRETO

- VLADEMIR MARIM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

- WALTER OMAR KOHAN

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

Atenção

Submissão de trabalhos – até 14/09/2013
Resultado da avaliação – até 24/09/2013
Para submissão de proposta, de 14/08/2013 até o dia 14/09/2013, o (a) candidato (a) deve fazê-lo pelo email: cchsa.viiseminario@puc-campinas.edu.br


Há três modalidades de trabalho que o (a) candidato (a) poderá se inscrever e é possível se inscrever em até dois trabalhos, sendo autor e/ou coautor.

Comunicação Oral (para trabalho concluído)
Pôster (para trabalho em andamento)
Palavra do Professor (relato de experiência)

Para a inscrição com apresentação de trabalho, nas três modalidades previstas, quais sejam, comunicação oral, pôster ou Palavra do Professor, é fundamental que a proposta tenha explícita aderência a um dos eixos temáticos e que siga, rigorosamente, as regras e prazos, além disto, para cada proposta, há necessidade de submissão, junto ao texto, de resumo com até 10 linhas.

 

Normas para encaminhamento de trabalho completo a ser submetido para avaliação da Comissão Científica


a) Comunicação oral:

A proposta deve contemplar entre 20.000 a 25.000 caracteres com espaço, resumo com até 10 linhas, título e 3 palavras-chave. Deve-se atentar para a correção gramatical, uso de fontes atualizadas e normas da ABNT quanto à normalização. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12, formato justificado. Margens superior, inferior, direita e esquerda: 2,0 cm e espacejamento de 1,5cm. Citações longas com 4 cm da margem esquerda, espaço simples e fonte tamanho 10.

 

b) Pôster:

A proposta deve contemplar de 10.000 a 12.000 caracteres com espaço, título, resumo com até 10 linhas e 3 palavras-chave. Deve-se atentar para a correção gramatical, uso de fontes atualizadas e normas da ABNT quanto à normalização. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12, formato justificado. Margens superior, inferior, direita e esquerda: 2,0 cm e espacejamento de 1,5cm. Citações longas com 4 cm da margem esquerda, espaço simples e fonte tamanho 10.

 

c) Palavra do Professor (relato de experiência):

A proposta deve contemplar de 10.000 a 12.000 caracteres com espaço, título, resumo com até 10 linhas e 3 palavras-chave. Deve-se atentar para a correção gramatical, uso de fontes atualizadas e normas da ABNT quanto à normalização. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12, formato justificado. Margens superior, inferior, direita e esquerda: 2,0 cm e espacejamento de 1,5cm. Citações longas com 4 cm da margem esquerda, espaço simples e fonte tamanho 10.

 

Forma de apresentação das propostas


Do ponto de vista formal, a proposta deve contemplar: (i) título em CAIXA ALTA centralizado e em negrito, (ii) identificação dos (as) autores e respectivas instituições na margem direita, cf. exemplo: Maria do Rosário Alves (UFPE), (iii) agência de fomento, quando for o caso e (iv) eixo temático. Em seguida, apresenta-se o Resumo com até 10 linhas, palavras-chave e o texto com as referências. As citações devem ser feitas respeitando o sistema autor data, como por exemplo (ALVE, 2000, p. 39) ou ainda: Alves (2000) assinala que. A comissão organizadora irá suprimir as informações de autoria antes de envio dos trabalhos aos membros do comitê científico.
 

Ao salvar o arquivo, siga o exemplo: “politicaeducacionalcomunicacao” ou “politicaeducacionalposter” ou “políticaeducacionalpalavradoprofessor”. No corpo do email (não no arquivo do texto), insira uma breve biografia dos (as) autores.

 

Critérios para a avaliação de trabalhos pela Comissão Científica

 

Para a avaliação dos trabalhos, nas três modalidades, isto é, comunicação oral, pôster e Palavra do Professor, serão levados consideração os seguintes critérios:

 

• Clareza na formulação e exposição do tema.
• Relevância da proposição para a educação com foco preciso a um dos eixos.
• Rigor quanto ao método de apresentação do trabalho.
• Consistência teórica que fundamente a proposição.
• Uso correto de fontes e referências.
• Correção da linguagem e precisão na argumentação.
• Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
• Os membros do Comitê Científico emitirão parecer definitivo sobre o aceite ou não dos trabalhos, a partir dos critérios acima. Assim, ratifica-se a importância do cumprimento de cada aspecto mencionado com relação à submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.
• Haverá divulgação, no portal da Universidade, dos resultados do processo de avaliação de trabalhos.
• Haverá publicação dos trabalhos aprovados pela Comitê Científico com o ISSN 1984-2015.

 

Normas para elaboração e formatação

Para o caso de pôster/Palavra do Professor

 

A apresentação gráfica do pôster deverá conter os seguintes itens:

1. cabeçalho: constando o nome da Instituição;
2. título e nome(s) do(s) autor(es);
3. introdução;
4. problema/questões;
5. objetivos;
6. método;
7. resultados obtidos ou esperados;
8. conclusões
           

A medida proposta é de 1,20m de altura e 90cm de largura. É de responsabilidade do participante trazer o pôster impresso para ser afixado, no caso de aprovação.

 

Eixos temáticos

 

• Política Educacional
• Gestão da Educação
• Fundamentos da Educação
• Formação de Professores
• Práticas Pedagógicas

 

Publicação de trabalhos nos Anais do evento

 

Os trabalhos aceitos poderão ser publicados nos anais do evento com o ISSN 1984-2015.

 

Samuel Mendonça
Coordenador do Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Programação de Comunicação Oral, Pôster e Palavra do Professor (a) - Clique aqui - Última atualização 08-10-2013

 

 

PÁGINA DE PROGRAMAÇÃO

Data: 07/10/2013

Horário

Atividade

Descrição

Local

8h30

Abertura

Abertura do evento com com a presença dos representantes da PUC Campinas

Auditório D. Gilberto

9h às 11h

Conferência de Abertura: Pragmatising the Curriculum: Bringing Knowlegde back into the Educational Conversation, but via Pragmatism

Conferecista: Prof. Dr. Gert Biesta (University of Luxembourg). Debatedores: Profa. Dra. Alice Casimiro Lopes (Proped/UERJ) e Prof. Dr. Silvio D. Gallo (UNICAMP). Presidente: Prof. Dr. Samuel Mendonça

Auditório D. Gilberto

11h às 12h

Lançamento de livros

Apresentação de títulos de autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e de convidados

Hall de entrada do Auditório D. Gilberto

14h às 18h

Apresentação de trabalhos

Comunicação oral, pôster e “Palavra do Professor

Salas de aula do Complexo do CCHSA e Salas 800 e 900

Data: 08/10/2013

Horário

Atividade

Descrição

Local

8h30min

Lançamento de livros

Apresentação de títulos de autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e de convidados

Auditório D. Gilberto

9h às 11h

Conferência: Autonomia e responsabilização das escolas. Perspectivas a partir da Europa

Conferecista: Prof. Dr. António Gomes Ferreira (Universidade de Coimbra - Portugal) Debatedores: Prof. Dr. Pedro Ganzeli (Unicamp) e Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC Campinas)
Presidente: Profa. Dra. Heloisa Helena Oliveira de Azevedo (PUC-Campinas)

Auditório D. Gilberto

11h às 12h

Lançamento de livros

Apresentação de títulos de autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e de convidados

Auditório D. Gilberto

14h às 18h

Apresentação de trabalhos

Comunicação oral, pôster e “Palavra do Professor

Salas de aula do Complexo do CCHSA e Salas 800 e 900

Data: 09/10/2013

Horário

Atividade

Descrição

Local

8h

Lançamento de livros

Apresentação de títulos de autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e de convidados

Auditório D. Gilberto

8h30 às 10h15

Conferência: Responsabilidade social na educação superior. Uma abordagem do espaço iberoamericano

Conferencista: Juan José Martí Noguera (Universidad Antonio Nariño – Colombia) Debatedor: Prof. Dr. Carlos Rothen (Universidade Federal de São Carlos) Presidente: Prof. Dr. Arthur José Renda Vitorino (PUC-Campinas)

Auditório D. Gilberto

10h45 às 12h30

Conferència: La meritocracia en las políticas y culturas docentes

Conferencista: Prof. Dr. Luis Sime Poma (Pontifícia Universidade Católica do Peru) Debatedora: Prof. Dr. Ângela Maria Martins (FCC/ANPAE/PPGE-UNICID) Presidente: Profa. Dra. Mônica Piccione Gomes Rios

Auditório D. Gilberto

14h30 às 17h30

Mini-curso 1: Educação Comparada: Aspectos teórico-metodológicos

Docente responsável: Prof. Dr. António Gomes Ferreira (Universidade de Coimbra)

Carga horária: 3h.
Local: Auditório D. Gilberto

14h30 às 17h30

Mini-curso 2:  Los estudios documentales en la investigación educativa

Docente responsável: Dr. Luis Sime Poma (Pontifícia Universidade Católica do Peru)

Carga horária: 3h.
Local: Sala 800

14h30 às 17h30

Mini-curso 3: La investigación acción participativa en el campo de la eduación"

Docente responsável: Prof. Dr. Juan José Martí Noguera (Universidad Antonio Nariño – Colombia)

Carga horária: 3h.
Local: Sala 900

Organização
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas
Realização: Pontifícia Universidade Católica de Campinas,
Apoio: CAPES e FAPESP

Programação de Comunicação Oral, Pôster e Palavra do Professor (a) - Clique aqui - Última atualização 08-10-2013

 

ATENÇÃO

Submissão de trabalhos encerrada em 14/09/2013
Resultado da avaliação – até 24/09/2013
Fale com a Comissão Organizadora: cchsa.viiseminario@puc-campinas.edu.br

 

Prezados (as)

 

Agradecemos a comunidade científica brasileira, do campo educacional, pela acolhida em relação ao nosso VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação – Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades, que conta com apoio da PUC Campinas, CAPES e FAPESP.

 

Recebemos cerca de 200 trabalhos (comunicação oral, palavra do professor e pôster) e 170 estão em avaliação pelo comitê científico e pareceristas, indicados por coordenadores (as) de Programas de Pós-Graduação em Educação recomendados pela CAPES, por meio de solicitação feita junto à lista do FORPRED - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd.

 

A previsão de divulgação dos resultados, nesta página, é o dia 24/09/2013.

 

 

Normas para elaboração e formatação para o caso de pôster/Palavra do Professor


A apresentação gráfica do pôster deverá conter os seguintes itens:

1. cabeçalho: constando o nome da Instituição;
2. título e nome(s) do(s) autor(es);
3. introdução;
4. problema/questões;
5. objetivos;
6. método;
7. resultados obtidos ou esperados;
8. conclusões
          

A medida proposta é de 1,20m de altura e 90cm de largura. É de responsabilidade do (a) participante trazer o pôster impresso para ser afixado, no caso de aprovação.

 

 

Apresentação de Trabalho

 

O VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação – Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades tem por objetivo criar espaço para a discussão das pesquisas concluídas e em andamento, a partir das proposições aprovadas pelo comitê científico e pareceristas, considerando os eixos temáticos. A organização das sessões será feita por afinidade temática e haverá, para o mesmo espaço, exposição de palavra do professor e pôster. Cada autor (a) terá o tempo máximo de até 10 minutos para expor o seu trabalho e haverá, em cada sala, tempo para o debate, ao final. Para a comunicação oral, o (a) autor (a) terá até 20min para a exposição e haverá tempo para o debate ao final das apresentações.

 

 

Local de Apresentação de Trabalho

 

Os trabalhos inscritos e aprovados (palavra do professor, pôster e comunicação oral) serão apresentados nos dias 07 e 08/10/2013, segunda e terça-feiras, no período vespertino (14h às 18h) no Complexo do CCHSA, campus I da PUC Campinas, que se localiza na Rodovia D. Pedro I, Km 136 – Pq. das Universidades. O complexo do CCHSA não é o mesmo espaço onde ocorrerão as palestras e mini-cursos, então, atenção para esta orientação.

 

 

Publicação de trabalhos nos Anais do evento

 

Os trabalhos aceitos poderão ser publicados nos anais do evento com o ISSN 1984-2015.

 

Samuel Mendonça
Coordenador do Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação



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Clique aqui para acessar o arquivo PDF dos Anais (Tamanho: 10Mb).

 

Clique aqui para ver as fotos do evento.

VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação – Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades

  • Período
  • De 07 a 09 de outubro de 2013
  • Local
  • Dom Gilberto, salas 800 e 900 e salas de aula
  • Público alvo
  • Alunos, Professores, Funcionários e Público Externo