Comemoração dos 20 Anos de Criação do Curso de Engenharia de Computação da PUC-Campinas

Inscrições Encerradas

A celebração os 20 anos de criação do curso de Engenharia de Computação contará com dois momentos principais. No primeiro, será resgatada parte da história do curso na perspectiva de dois de seus protagonistas, o Prof. Otávio Roberto Jacobini, diretor do Instituto de Informática, quando da criação e implantação do curso, e o Prof. Tiago Aguirre, aluno da primeira turma do curso. Em seguida, o Prof. Eduardo Raul Hruschka, fará uma palestra sobre uma das áreas mais relevantes de pesquisa e aplicação da atualidade, quando as Tecnologias da Informação e Comunicação estão associadas à produção e armazenamento de enormes quantidades de dados.

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição prévia. Os participantes que desejarem certificado de participação poderão requisitá-lo após o evento, usando ticket a ser distribuído no local.

Otávio Roberto Jacobini é mestre e Doutor em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro. Graduado em Matemática pela PUC Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística da UNESP de Rio Claro. Membro do Conselho de Pareceristas da Revista de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do Conselho da Faculdade de Engenharia de Computação da PUC Campinas. Co autor do livro Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática - Editora autêntica. Co autor do capítulo O ensino de Estatística no contexto da modelagem matemática publicado no livro Educação Matemática: pesquisa em movimento. Editora Cortez. Professor da PUC Campinas desde 1973 e do curso de Engenharia de Computação desde 1993. Diretor do Instituto de Informática da PUC Campinas no período 1988 – 1994. Coordenador do curso de Análise de Sistemas da PUC Campinas no período 1984 – 1988.

Tiago Aguirreé engenheiro de computação, empreendedor, sócio-diretor da TechTrend, vice-presidente do Gênese (Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais), membro do Conselho do CIESP-Campinas, Diretor-Adjunto do Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP-SP, professor de Empreendedorismo nos cursos de SI e EC da PUC-Campinas, membro do Conselho da INCAMP (Incubadora da Unicamp), membro do Conselho Consultivo Regional das Escolas SESI/SENAI.

Eduardo Raul Hruschka concluiu seu doutorado em 2001 no Programa Interdisciplinar de Computação de Alto Desempenho da COPPE/UFRJ. Realizou pós-doutoramento na University of Texas at Austin, USA, entre 2010-2012. Obteve seu título de Livre-Docente em Ciências de Computação pela USP em 2012. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências da Computação do ICMC/USP, onde coordena o Laboratório de Análise de Padrões em Dados (LAPAD). Foi Jovem Pesquisador da FAPESP e atualmente é pesquisador nível 1-D do CNPq. É editor associado do periódico Information Sciences (Elsevier). Tem trabalhado como revisor para diversos periódicos científicos internacionais e tem também participado de diversos comitês científicos de conferências internacionais. Atua nas áreas de mineração de dados (data mining, predictive analytics, data science, big data) e aprendizado de máquina (machine learning). Nestas áreas, tem atuado como consultor técnico para projetos de grandes empresas em aplicações reais variadas.

Dia 27 de agosto de 2013
Horário Atividade

Abertura.
Direção do CEATEC e da FEComp

8h45 A Criação e Implantação do Curso de Engenharia de Computação: O contexto e processo que levaram à criação do  Curso de Engenharia de Computação e os seus desdobramentos.
Prof. Otávio Roberto Jacobini (PUC-Campinas)
9h10 O Curso de Engenharia de Computação na Perspectiva de um Aluno da Primeira Turma: Um relato em primeira pessoa de quem participou da primeira oferta do curso como aluno.
Prof. Tiago Aguirre (PUC-Campinas/ TechTrend)

Mineração de Dados: Panorama, Aplicações e Tendências
Prof. Eduardo Raul Hruschka  (ICMC/USP)

11h00 Encerramento

A Criação e Implantação do Curso de Engenharia de Computação

Mineração de Dados: Panorama, Aplicações e Tendências

Será apresentada uma visão geral e introdutória da área de mineração de dados (data mining, predictive analytics, data science, big data) e algumas de suas aplicações reais de sucesso. Com o intuito de facilitar as discussões, uma variedade de tópicos específicos será discutida em maiores detalhes. Em particular, serão abordadas aplicações de agrupamento de dados, de regressão, de classificação, e de sistemas de recomendação. Conceitos fundamentais que norteiam o uso de técnicas de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e de Estatística para mineração de dados serão introduzidos informalmente. Levando em conta sua própria experiência prática, o palestrante oferecerá diretrizes sobre algoritmos que o minerador de dados deveria ter em sua “caixa de ferramentas” para cada tipo de aplicação. Por fim, serão abordadas tendências futuras do uso de tecnologias baseadas em mineração de dados e seus possíveis impactos na sociedade.

• Período
  • Dia 27 de agosto de 2013