Inovações em Arquitetura e Urbanismo: múltiplas possibilidades

Inovação em Arquitetura e Urbanismo:
múltiplas possibilidades

As sociedades contemporâneas produzem conhecimento em ritmo cada vez mais acelerado. Ao mesmo tempo, persistem dilemas atuais como a crise ambiental e social que afetam a humanidade, sobretudo as comunidades urbanas. Para ser relevante e produzir impacto social e cultural neste contexto, a arquitetura e o urbanismo precisam dar respostas efetivas à complexas questões do mundo no século XXI. A ação coletiva e a multidisciplinaridade se sobrepõem à ação autoral, que ainda pauta a obra do arquiteto, no século XXI e impõem novas tendências e perspectivas a este fazer. Contudo, sendo a estética a expressão de uma ética, o esforço propositivo será cobrado cada vez mais a considerar responsavelmente os inúmeros e complexos impactos que promove, tanto sensíveis quanto intangíveis.

O estágio do conhecimento contemporâneo e a emergência do grave problema ambiental apontam para uma atuação que seja simultaneamente fruto da cultura local e esteja em sintonia com preocupações globais. Sem tais fundamentos, a tecnologia em si não passa de elementos transitórios, sem eco de uma expressão estética que responda às questões colocadas pelo século XXI. Por esta razão, cabe discutir, refletir, ponderar e contribuir para o conceito de inovação em Arquitetura e Urbanismo, para o qual com a adaptação às novas ferramentas tecnológicas é facilitadora, mas não suficiente.

Para refletir sobre o que é Inovação em Arquitetura e Urbanismo propomos reunir palestrantes e criar um debate com o público, para contribuir na construção deste conceito considerando as especificidades da atuação profissional e da pesquisa. O evento se insere no contexto das atividades preparatórias do UIA 2020 - linha 2 - Mudanças e Emergências – e seus resultados serão relatados de forma a alimentar as questões essenciais a serem levadas para nesta discussão internacional. Os palestrantes das áreas acadêmicas e profissionais serão convidados a abordar as múltiplas possibilidades com as quais o conceito de inovação dialoga, formando uma visão abrangente.

[Evento preparatório UIA 2020 Rio] - Programação

20/08 19h Abertura | Colóquio
Auditório D. Gilberto
            Arq. Arq. Maritza Granados-Manjarrés (Universidade Javeriana de Bogotá)