1ª JORNADA “DIREITOS HUMANOS E TRABALHO DIGNO: A REFORMA TRABALHISTA SOB A ÓTICA INTERDISCIPLINAR”

Inscrições Encerradas

EMENTA: Suscitar, através de um ciclo de palestras e de um colóquio, o compartilhamento de conhecimentos científicos relativos às relações trabalho, produzidos por pesquisadores que não sejam da área do Direito, mas das áreas de economia, sociologia, filosofia e saúde pública. Propiciar uma visão interdisciplinar das relações de trabalho como ferramenta de aplicação crítica do direito. Promover evento científico pertinente à área de concentração “Direitos Humanos e Desenvolvimento Social”, constante da Proposta de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, que será submetida a CAPES, propondo as relações de trabalho como eixo de debates que permitam reflexões a partir das investigações capitaneadas pelos docentes do grupo de pesquisadores do CCHSA, em especial da faculdade de Direito da PUC-Campinas.

OBJETIVOS: Criar um evento científico anual pautado por subtema de interesse atual, com certificação aos docentes e discentes participantes, dedicado a compartilhar conhecimentos científicos, de modo crítico e construtivo, sobre as relações de trabalho e sua dimensão jurídica. Promover o contato dos estudantes de Direito com pesquisadores internos e externos a PUC-Campinas, que investigam as relações de trabalho, com foco na sua consecução em condições de preservação da Dignidade da Pessoa Humana. Associar a fala de expositores a um espaço científico plural de reflexão, franqueado aos docentes e discentes pesquisadores da PUC-Campinas — sobretudo, mas não exclusivamente, aos integrantes da Faculdade de Direito —, com fomento a reflexões que tenham nas relações de trabalho um ponto de interlocução do quanto investigado por cada pesquisador.

(DIA 23/11/2017):

Período matutino (das 8h30 às 11h35, no Auditório Agnelo Rossi)

Painel 1

• Tema: Impactos econômicos e sociais da reforma trabalhista

• Expositor: Prof. Dr. Jose Dari Krein. Professor do Instituto de Economia da Unicamp, Pesquisador e diretor do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho). (lattes: http://lattes.cnpq.br/3697694280982227)

• Tema: Os aspectos político-ideológicos da reforma e seus impactos sobre a organização dos trabalhadores.

• Expositora: Professora Andréia Galvão. Professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNICAMP, com formação em ciências sociais e pesquisa atual sobre “Movimento sociais, sindicalismo e política”. (lattes: http://lattes.cnpq.br/3492325924890338)

• Mediadores: Profs. Luís Guilherme Maziero e Silvio Beltramelli Neto

Período vespertino (das 16h30 às 19h00, na Sala 205 - Bloco E) – Colóquio “Abordagens transversais do Trabalho decente” - destinado a comunicações (apenas) orais de professores e alunos pesquisadores do CCHSA (com certificação).

Período noturno (das 19h30 às 22h30, no Auditório Agnelo Rossi)

Painel 2

• Tema: Reforma trabalhista à luz da saúde do trabalhador.

• Expositor: Prof. Dr. Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela. Professor e Orientador de Pós-Graduação e supervisor de Pós-Doutorado junto à Faculdade de Saúde Pública da USP/ SP capital - Departamento de Saúde Ambiental. (lattes: http://lattes.cnpq.br/6199225097962856)

• Tema: Reforma trabalhista e consciência de classe à luz da teoria do reconhecimento.

• Expositor: Prof. Dr. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves. Docente Pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e líder do grupo de pesquisa "Ética, Epistemologia e Religião", da PUC-Campinas. É também avaliador institucional e de cursos de Filosofia e Teologia, do MEC-INEP. (lattes: http://lattes.cnpq.br/6264934038329902)

• Mediadores: Profs. Cristina Reginato Hoffmann e Silvio Beltramelli Neto

Coordenação do Evento Prof. Pesquisador Silvio Beltramelli Neto

Informações adicionais

• As inscrições para os painéis acontecerão no momento do início de cada qual, limitadas à capacidade do Auditório. Haverá emissão de certificado aos inscritos;

• Colóquio: 10 (dez) vagas ao todo, destinada a alunos e docentes pesquisadores do CCHSA Limite de comunicações inscritas: uma por autor(a) Prazo para inscrições: de 13 a 17 de novembro, no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito Dinâmica: apresentação das comunicações orais, seguida de debates, sob mediação da coordenação. Tempo de apresentação da comunicação de até 10 (dez) minutos. Com emissão de certificado.

• Período
  • 23 de novembro de 2017, das 8h30 às 22h30