Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


I SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS - “OLHARES OUTROS, PLURALIDADES POSSÍVEIS”


Inscrições Encerradas

O evento tem por objetivo ampliar e promover discussões pertinentes à área e à formação inicial e continuada de profissionais de Letras. Congregará professores de português e inglês e suas literaturas das redes estadual e municipal de Campinas e região, alunos e ex-alunos do Curso de Letras de nossa Universidade e também de outras instituições de Ensino Superior, além de professores de escolas de línguas e da rede regular privada.

 

Programação

 

 

BIODATA DOS PALESTRANTES

 

Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher  (IEL / Unicamp).


Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente, é professora associada MS5.2 (Livre-docente) do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. É co-líder do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Vozes na Escola: cultura e identidade em cenários sociolinguisticamente complexos (implicações para a formação de professores em contextos bilíngües e/ou bidialetais)” e afiliada ao Southern Multilingualisms and Diversities Consortium. Foi coordenadora do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL no biênio 2008-2010. Foi vice-presidente do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo) no biênio 2014-2015. Ocupou o cargo de Coordenadora de Graduação em Letras (IEL/UNICAMP) de janeiro de 2011 a maio de 2016.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, cultura e identidade; políticas linguísticas em contextos plurilíngues e multiculturais e educação escolar indígena.

 

Profa. Ma. Margareth Perucci (Izmir University of Economics – Turquia)

 

Obteve seu mestrado em Língua Inglesa e literatura correspondente em 2005 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua área de pesquisa está centrada no ensino de Pronúncia (ensino de formas sândi em fronteira de palavras, mais especificamente) dentro de compreensão oral em inglês como língua estrangeira. Possui também graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUCC- (1989) e Bacharelado em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUCC (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês e português como língua estrangeira; desenvolvimento de materiais para ensino de línguas; formação e capacitação de professores de lingua Inglesa; desenvolvimento de curriculum para cursos de língua inglesa; avaliação; examinadora oral qualificada dos exames internacionais de Lìngua Inglesa da Cambridge (de Young Learners a CPE). Ela é também tutora qualificada do curso de formação de professores da Cambridge (CELTA) e aplicadora dos exames orais IGCSE second language.

 

Prof. Dr. Emílio Gozze Pagotto (Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp)

 

Licenciado em Letras - português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Atua como pesquisador na área de Sociolinguística, Fonologia e Linguística Histórica.

 

Profa. Dra. Fabiana Bigaton Tonin (IFSP)

 

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (foco de pesquisa: leitura, formação de leitores e práticas de leitura fruição na área de concentração Ensino e Práticas Culturais). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de São Paulo - IFSP (Campus Capivari). Formadora do Programa PNAIC (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa), do governo federal (MEC/SEB), de 2012 a 2015. Possui graduação em Licenciatura - Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2000-2005), mestrado em Teoria e História Literária (2006-2009) pela mesma instituição, tendo estudado principalmente os seguintes temas: Alberto Rangel, memórias e literatura; história literária; literatura brasileira. Atuou como formadora do programa Pró-Letramento (convênio IEL/UNICAMP - MEC) e ministrou cursos para professores do Fundamental I na rede particular de Campinas e região.

 

Profa. Ma. Michelle Sauan Marques Zanella  (Rede Estadual de ensino – SP)

 

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007) e Mestrado-profissionalizante em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra (2012). Atualmente é professora efetiva da escola  Profº Carlos Lencastre.

 

Profa.  Dra. Ângela Maria Gonçalves da Costa (Rede Estadual de Ensino - SP)

 

Possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Literatura Brasileira na USP e graduação em Letras pela UFOP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Redação, atuando principalmente nos seguintes temas: romantismo, poesia romântica, poesia sepulcral, Joaquim Manuel de Macedo, A Nebulosa, Ossian, recepção, critica, literatura brasileira, literatura comparada. Atualmente é professora do ensino fundamental, médio e universitário.

 

Profa. Débora de Moraes Sabino (Rede Estadual de Ensino - SP)

 

Débora de Moraes Sabino é graduada em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras. Desde o ano de 2006, atua como professora de Educação Artística na rede estadual de ensino. No momento, está vinculada à E. E. Prof. Hildebrando Siqueira, em Campinas, onde procura desenvolver oficinas e atividades diversas com seus alunos, parte delas de caráter interdisciplinar. É autora de vários planos de aula veiculados pelo Portal do Professor no site do MEC.

 

Prof. Me. Aaron Royer  (Fellow teacher at PUC-Campinas)

 

Aaron Royer is a U.S.-State-Department-sponsored English Language Fellow based at Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Before coming to Brazil, Aaron was a Senior Instructor of English at St. John's University in New York, where he taught in and coordinated English language programs. His professional interests include assessment and instructional technology.  He holds an M.A. in Applied Linguistics and a Graduate Certificate in Instructional Technology from the University of South Florida.

 

Profa. Ma. Karina Aparecida Vicentin (PUC-Campinas)

 

Graduada em Letras - Língua Inglesa e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Mestra em Linguística Aplicada, na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Especialista em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela University of Oregon, nos Estados Unidos (2011). Professora efetiva de Língua Inglesa da Prefeitura Municipal de Campinas. Com experiência em e-learning. Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Línguas Estrangeiras e Tecnologia. Professora do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas) desde 2014.

 

Profa. Esp. Lídia Maria Batista Bomfim (Rede Estadual de Ensino – SP)

 

Possui  Licenciatura e Bacharelado  em Letras (Português e Inglês) pela PUC-Campinas (1976), Curso de Extensão em Aprimoramento Profissional para Professores de Inglês II  pela Unicamp (CEL 2003), Licenciatura em Pedagogia – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”  (2010) e Pós Graduação Lato Sensu “Especialização em Língua Inglesa para Professores do Ensino Fundamental e Médio” – REDEFOR  (2012). Foi bolsista pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil do curso. Em 2005 efetivou-se na Rede Pública do Estado de São Paulo, como PEB II, atuando por 5 anos em sala de aula e desde 2009 é Professora Coordenadora de Língua Estrangeira Moderna (LEM) , atuando no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Campinas Oeste, onde além de orientações técnicas para os professores de Língua Inglesa, é responsável pelos cinco Centros de Línguas (CELs), Projeto de Inglês para os Anos Iniciais, e divulgação e acompanhamento de  Programas da Embaixada Americana, como por exemplo, “ Jovens Embaixadores”.

I SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS - “OLHARES OUTROS, PLURALIDADES POSSÍVEIS”

  • Período
  • 12 de Agosto de 2017
  • Local
  • Auditório D. Gilberto e prédio H5
  • Público alvo
  • Alunos, professores e público externo