Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


II SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURA


Inscrições Encerradas

Objetivos


Visando expandir o conhecimento acadêmico de alunos, futuros professores e aperfeiçoar o conhecimento profissional e metaprofissional de professores de língua materna e suas literaturas das redes pública e particular da RMC, ocorrerá o II Simpósio de Ensino de Língua Materna e Literatura no dia 20/08/16, das 08h00 às 18h00, no Auditório Dom Gilberto e salas do Prédio H05.

 

O evento tem como público alvo alunos, professores e a comunidade externa e será gratuito.

 

Programação

 

 Horário Local Atividade
08:00 Auditório D. Gilberto Credenciamento e recepção
08:45 Auditório D. Gilberto Abertura
09:00 Auditório D. Gilberto

Mesa Redonda: “Ensino de Língua Materna: para além das fronteiras.”
"Lendo em sala de aula – três cenas para pensar".


Profa. Dra. Davina Marques (IFSP-Hortolândia)

“Novas tecnologias e Ensino de Língua Portuguesa: interfaces possíveis”


Prof. Dr. Sandro Luis da Silva (Unifesp)
Mediador: Prof. Dr. Ricardo Gaiotto de Moraes (PUC-Campinas).

10:30 Auditório D. Gilberto (Hall) Intervalo
10:45 Auditório D. Gilberto Palestra: "Neoanimismo e literatura: reflexões a partir da escrita de Ruy Duarte de Carvalho (autor angolano)"
Profa. Dra. Anita Moraes (UFF)
12:15   Intervalo
13:45 Salas de aula do Prédio H05

Oficinas:
- Letramento Literário (Sala 833)

Profa. Dra. Fabiana Bigaton Tonin (IFSP-Capivari)


- Corpo, ritmo e expressão: a poesia em movimento. (Sala 833A)
Prof. Me. Marcus Vinícius da Silva (Anglo Leonardo da Vinci)


- "Contextos de ensino de português para estrangeiros: situações e atividades práticas". (Sala 834)
Profa. Esp. Carolina Ferreira.
- Ensino e produção de textos. (Sala 835)
Prof. Ms. Renato Gonçalves Lopes (PUC-Campinas)


- Autenticidade e legitimação: reapropriação da língua através da literatura marginal periférica na sala de aula. (Sala 836)
Profa. Dra. Raffaella Andrea Fernandez (CLEPUL – Universidade de Lisboa)

15:15   Intervalo
15:30 Auditório D. Gilberto Palestra: O manifesto na vanguarda luso-brasileira.
Prof. Dr. Marcelo Moreschi (Unifesp)
17:00 Auditório D. Gilberto Encerramento

 

BIODATA DOS PALESTRANTES

 

Profa. Dra. Davina Marques (IFSP-Hortolândia)

 

Graduada em Português e Inglês - Licenciatura Plena (UNIMEP), em Pedagogia (UNICAMP), Mestra em Educação (UNICAMP), MA in Curriculum and Teaching (Michigan State University/EUA) e doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Hortolândia (IFSP-HTO), onde coordena o “Experimentações: Núcleo de Pesquisa em Leituras, Escritas e Imagens”. Pesquisadora colaboradora do “Grupo de Estudos Audiovisuais - OLHO da Faculdade de Educação da UNICAMP” e participante do “GT Deleuze da ANPOF”. Participa ainda do “Grupo de Estudos em Narrativas Médicas” (GENAM - USP) e do “Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI - IFSP)”. Membro, desde 2011, da Diretoria da “Associação de Leitura do Brasil” (ALB), onde coordena, em parceira, a Comissão Editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática.

Prof. Dr. Sandro Luis da Silva (Unifesp)

 

Pós-Doutorado em Linguística (Análise do Discurso) pela Universidade Sorbonne Paris IV (2015), Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo pela PUC-SP (2008), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2001), Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1986), e em Letras Português (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Adjunto do curso de Letras e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de São Paulo.

Prof. Dr. Ricardo Gaiotto de Moraes (PUC-Campinas)

 

Docente permanente do Programa de Mestrado em Linguagens, Mídia e Artes, e da Faculdade de Letras, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui doutorado (2014) e mestrado em Teoria e História Literária (2007), e licenciatura e bacharelado em Letras Português, pela Universidade Estadual de Campinas. Além disso, foi Pesquisador Visitante, durante o doutorado, na Princeton University (USA).

Profa. Dra. Anita de Moraes (UFF)

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado (Literatura Brasileira; 2002) e doutorado (Teoria Literária; 2007) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2008-2011). Atualmente é professora de Teoria da Literatura junto ao Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura da mesma universidade. De suas publicações, destacam-se os livros Para além das palavras: representação e realidade em Antonio Candido (Editora da Unesp, 2015) e O inconsciente teórico: investigando estratégias interpretativas de Terra Sonâmbula, de Mia Couto (Annablume/ FAPESP, 2009).

Profa. Dra. Fabiana Bigaton Tonin (IFSP-Capivari)

 

Doutora pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de São Paulo - IFSP (Campus Capivari). Formadora do Programa PNAIC (Pacto pela Alfabetização na Idade Certa), do governo federal (MEC/SEB), de 2012 a 2015. Possui graduação em Licenciatura - Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2000-2005) e mestrado em Teoria e História Literária (2006-2009) pela mesma instituição. Atuou como formadora do programa Pró-Letramento (convênio IEL/UNICAMP - MEC) e ministrou cursos para professores do Fundamental I na rede particular de Campinas e região.

Prof. Me. Marcus Vinícius da Silva (Colégio Anglo Leonardo da Vinci)

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2004), e Mestrado em Teoria e História Literária (2012), com área de concentração em Literatura e outras produções culturais, tendo estudado as relações entre literatura e música. Atualmente é Professor de Língua Portuguesa do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, Jundiaí, e regente do coro da Escola Associativa Waldorf Veredas, Campinas.

Profa. Carolina Ferreira (Berlitz)

 

Professora de idiomas (Inglês, Espanhol, Português para estrangeiros) no Berlitz. Dentre outras experiências docentes, ensinou Inglês e Português no Santa Barbara City College Continuing Education, e no Berlitz SB, CA, EUA. Graduou-se em Letras pela Unicamp e completou o MATESOL pela The New School, NY, EUA.

Prof. Me. Renato Gonçalves Lopes (PUC-campinas)

 

Possui graduação em Letras (2001), mestrado em Teoria e História Literária (2008) e é doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Shakespeare, Literatura Inglesa, Cânone, Ensino de Literatura e de avaliação em Língua Portuguesa. Atuou como elaborador e supervisor de processos seletivos e atualmente é professor da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Profa. Dra. Raffaella Andrea Fernandez (Universidade de Lisboa)

 

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (2004) pela UNESP de Marília, e em Letras Português-Francês, mestra em Literatura e Vida Social (2006) pela UNESP de Assis, doutora em Teoria e História da Literária (2015) pela UNICAMP, com estágio de doutorado no Institute de Textes et Manuscrits Modernes (ITEM/ CNRS) na École Normale Supérieure de Paris. É investigadora integrada ao CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014).

 

Prof. Dr. Marcelo Moreschi (Unifesp)

 

Possui graduação em Letras (Bacharelado, 1999; Licenciatura, 2000) e mestrado em Teoria e História Literária (2004) pela Universidade Estadual de Campinas. Possui doutorado em Línguas e Literaturas Hispânicas (com ênfase em Literatura Luso-brasileira) pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, EUA (2010). Atualmente, é professor adjunto do departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.

 

II SIMPÓSIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURA

  • Período
  • Dia 20 de agosto de 2016
  • Local
  • Auditório Dom Gilberto e salas do Prédio H05
  • Público alvo
  • Alunos, professores e a comunidade externa