Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


Conferência: Freud, Lacan e o fim do sujeito


Inscrições Encerradas

Apresentação

 

A fragmentação da cultura e o fim do sujeito: dois temas que se entrelaçam de maneira radical, de sorte que um não pode ser pensado, nem mesmo imaginado, sem o outro. É com base nessa intuição fundamental que Rogério Miranda de Almeida desenvolve suas reflexões a partir dos pré-socráticos, passando pelas filosofias antiga, medieval, moderna e contemporânea. Apesar – afirma o autor – de a fragmentação da cultura ter-se acirrado nas últimas décadas do século XX, ela não constitui, diferentemente do que se costuma pensar, um apanágio exclusivo do chamado período pós-moderno. Pelo contrário, esse fenômeno – em seus diferentes disfarces e em seus desdobramentos essenciais – se acha em todas as fases da cultura ocidental, pois o que está em jogo é, em última análise, a questão do desejo e, consequentemente, do sujeito, ou do fim do sujeito.

 

Conferencista

 

Rogério Miranda de Almeida é doutor em filosofia pela Universidade de Metz e em teologia pela Universidade de Estrasburgo, ambas na França. De 1995 a 2003, lecionou filosofia e teologia no Saint Vincent College, Latrobe, Pensilvânia, Estados Unidos. De 1997 a 2007, lecionou filosofia no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, Roma, Itália, e teologia na Universidade Gregoriana, também em Roma (1999–2007). Atualmente, leciona filosofia no programa de pós-graduação (mestrado e
doutorado) da PUC, Paraná, campus Curitiba. Publicou, por Edições Loyola: Nietzsche e o paradoxo (2005), também disponível em francês e em inglês (2ª ed. nos Estados Unidos); Nietzsche e Freud: Eterno retorno e compulsão à repetição (2005); Eros e Tânatos: A vida, a morte, o desejo (2007). Sua última publicação, também pela Loyola, é: A fragmentação da cultura e o fim do sujeito (2012).

 

Organização

 

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas
Grupo de Pesquisa: Política e Fundamentos da Educação (PUC Campinas/CNPq)

 

Data: 03/12/2012

Horário

Atividade

Descrição

Local

16h30 às 18h30

Conferência: Freud, Lacan e o fim do sujeito

Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida – PUC PR

Auditório Dom Gilberto

Organização
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas
Grupo de Pesquisa: Política e Fundamentos da Educação (PUC Campinas/CNPq)

 

Conferência: Freud, Lacan e o fim do sujeito

  • Período
  • 03 de dezembro de 2012
  • Local
  • Auditório Dom Gilberto - Campus I
  • Público alvo
  • Alunos, professores, funcionários e público externo