I Ciclo de Palestras de Letras: "Hail, Shakespeare! – 400 anos da morte do bardo"

Inscrições Encerradas

O Ciclo de Palestras da Faculdade de Letras tem por objetivo promover o estudo e o debate de temas pertinentes aos processos de ensino e aprendizagem de línguas e literaturas dos cursos da Faculdade de Letras. Neste I Ciclo: O LEGADO DE WILLIAM SHAKESPEARE – 400 anos da morte do Bardo.

MATUTINO

Local: Sala 800 - prédio H01.

Recepção dos alunos - listas de presença
Abertura (Fala da diretora)

9h45 - 11h15

Apresentação do Convidado.
Palestra: “Shakespeare, o revisor: a escrita colaborativa e sua tradução”
Prof. Dr. Régis Augustus Bars Closel - Pesquisador / Unicamp - Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh)

11h15 - 11h30

Perguntas e Sorteio do livro “Shakespeare 450 Anos”. 1ed.São Paulo: Cena IV - Instituto Shakespeare Brasil, 2014 - autografado por autores.

Encerramento.

NOTURNO

LOCAL:  Auditório D. Gilberto.

20h30 - 20h45

Recepção dos alunos - listas de presença
Abertura (Fala da diretora)

20h45 - 22h

Apresentação do Convidado.
Palestra: “Instituto Shakespeare Brasil: entre o palco e academia”
Prof. Dr. Ronaldo Marin - Pesquisador / Unicamp – Instituto Shakespeare Brasil.

22h - 22h30

Perguntas e Sorteio do livro “Shakespeare 450 Anos”. 1ed. São Paulo: Cena IV - Instituto Shakespeare Brasil, 2014 - autografado por autores.
Encerramento.

Mini-Biografia dos Palestrantes:

Dr. Régis Augustus Bars Closel

Régis Augustus Bars Closel obteve seu Doutorado em Teoria e História Literária no IEL-Unicamp (2016), com bolsa da FAPESP sob a orientação da Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber. Realizou um estágio de pesquisa no exterior de um ano de duração (2013-2014) no Shakespeare Institute em Stratford-Upon-Avon, com bolsa da FAPESP (BEPE), sob a supervisão do Professor John Jowett. Régis é o responsável pela primeira tradução para o português da peça manuscrita e colaborativa 'Sir Thomas More' (1600; 1603-4), escrita por Anthony Munday e Henry Chettle com adições de Thomas Dekker, Thomas Heywood e William Shakespeare. Realizou seu Mestrado na mesma instituição, com bolsa do CNPq, sob a orientação da Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber, sobre o tema Shakespeare e Sêneca. Régis tem apresentado muitas comunicações e moderado mesas em eventos acadêmicos no exterior, sobretudo no Reino Unido, incluindo também Portugal, França e Alemanha. Coorganizou dois livros, Onze Vezes Utopia (Campinas: IEL-Unicamp, 2010) e Shakespeare 450 Anos (São Paulo: Cena IV, 2014). Também tem publicado constantemente os resultados de sua pesquisa em periódicos de seletiva política de publicação no exterior. Seus artigos mais recentes podem ser encontrados nos periódicos: Notes & Queries (Oxford University Press), Morus: Utopia e Renascimento (IEL-Unicamp), Tempo Brasileiro e Shakespeare (Routledge, UK). Alguns resultados de sua pesquisa de Doutorado aparecerão nos periódicos franceses em 2016, Moreana e Palimpsestes (Sorbonne Press). Atua nas áreas de tradução, peças colaborativas elisabetanas/jacobinas, crítica textual e crítico histórico-literária, com foco nas referências as Reforma Inglesa. Faz parte da diretoria do Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh). É membro do British Shakespeare Association (BSA) e Malone Text Society. Participa do Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia (UNICAMP). Seus interesses de pesquisa principais são: peças colaborativas elisabetanas/jacobinas, edição/tradução e a relação entre o drama e história inglesa.

Dr. Ronaldo Marin

Físico com especialização em estudos sobre Cosmologia e Física Moderna, possui Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Mestrado em Artes e Semiótica - Processos Criativos pela Universidade Estadual de Campinas, com passagem pela Glasgow University (1983), Bacharelado Física Unicamp (1990-1), Licenciatura Plena Matemática/Física pela Universidade Estadual de Minas Gerais (1998). Pesquisador do Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física Gleb Wathagin-Unicamp (1989-1991) com especialização em Astrofísica pelo IAG-USP. Também desenvolveu e aprofundou estudos de especialização em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas-Unicamp, e nas áreas de Semiótica e Neurociências Cognitivas, lecionando como professor convidado junto ao Programa de Pós Graduação de Multimeios do IA- Unicamp. Estudioso da obra de Shakespeare, pesquisa sobre a influência das descobertas científicas no período renascentista e moderno na literatura e na arte, Fundador do Instituto Shakespeare Brasil. Áreas de atuação profissional e maior interesse: Cosmologia e evolução do Universo, Evolução das Estruturas Cognitivas - Filosofia da Mente - Neurociências Cognitivas- Processos de Semiose e Cognição - Semiótica Peirceana - História da Ciência, Educação e Divulgação Científica - Evolução do Conhecimento Científico - Cinema e Estudos das estruturas construtivas na obra de Shakespeare.

• Período
  • Dia 08 de junho de 2016