I SEMINÁRIO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL: DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE, PODER PÚBLICO E REDE DE SERVIÇOS

Inscrições Encerradas

CARACTERIZAÇÃO DO SEMINÁRIO

A Proteção Social, a Defesa de Direitos e a Vigilância Socioassistencial compõem, organicamente, as três funções da Política de Assistência Social.

Sendo assim, a Vigilância Socioassistencial deve se estruturar contribuindo com as proteções sociais - básica e especial, por meio da elaboração de estudos, planos, diagnósticos totalizantes para ampliação do conhecimento sobre as múltiplas realidades socioterritoriais, especialmente na compreensão da precarização e agravamento das vulnerabilidades que põem em risco a sobrevivência e dignidade dos indivíduos e famílias.

Ademais, é de sua responsabilidade auxiliar a gestão na formulação, planejamento e execução de ações que induzam a adequação das ofertas e qualidade dos serviços, programas, benefícios da rede socioassistencial.

É nesse contexto que a Vigilância Socioassistencial do município de Campinas vem construindo seu processo de estruturação, utilizando-se dos conceitos de risco, vulnerabilidade e território intrinsecamente conectados para propiciar concretude na análise entre as necessidades da proteção social e suas respostas nas ofertas dos serviços, programas. Desse modo, intencionamos que a produção das informações faça sentido para a gestão e execução dos serviços, na proteção e defesa dos usuários do SUAS.

A Universidade, a partir das experiências acumuladas no desenvolvimento de Projetos de Extensão institucionais, pode contribuir em relação a produção de saberes e processos construídos em relações dialógicas com a sociedade. Executados em parceria com grupos sociais organizados da Região Metropolitana de Campinas, muitos dos quais compõem a rede de serviços municipais, os Projetos de Extensão, derivados de atividades de ensino e/ou pesquisa, visam gerar autonomia destes grupos em relação às ações, após o término dos projetos. Neste encontro da Universidade com grupos sociais, temas como Diversidade Cultural, Acessibilidade, Comunicação Comunitária, Economia Solidária, Saúde mental, dentre tantos, emergem e nos colocam o desafio de refletir e agir criativamente considerando os pontos de vista do outro. A afinidade de pensar e atuar concretamente, levando em conta a alteridade, aproximou a Universidade do Poder Público e constitui um dos fundamentos deste I SEMINÁRIO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL.

Sua organização pretende favorecer trocas de experiências entre gestores, técnicos, docentes, alunos e organizações da sociedade civil. Visa debater as mudanças nos paradigmas instituídos na Assistência Social, refletir sobre os processos de planejamento, monitoramento, avaliação das ações, a territorialização de ofertas e demandas por serviços, programas. Este seminário pretende dialogar com o cotidiano de trabalho vinculado as funções da Vigilância Socioassistencial, nos colocando em movimento para a construção de novas e velhas respostas aos desafios do SUAS em Campinas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

Local: Auditório Dom Gilberto
8h30min – 9h: Recepção

9h - 9h20min: Abertura

• Profa. Dra. Vera Engler Cury - Pró Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas
  • Profa. Dra. Janete Aparecida Giorgetti Valente – Secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social – Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas

Mesa de Abertura: 9h20min – 12h
Debatedor e Coordenador da Mesa:

• Prof. Dr. André Pires – Coordenador Geral de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PUC-Campinas

Expositores:

•  Luis Otávio Farias – Coordenador Geral dos Serviços de Vigilância Social - Departamento de Gestão do SUAS - Secretaria Nacional de Assistência Social MDS

-Panorama Geral da Vigilância Socioassistencial no Brasil

• Gisleide Abreu – Responsável pela Área de Vigilância Socioassistencial.

-Vigilância Socioassistencial em Campinas: construção e diálogos

• Profa. Dra. Dirce Harue Ueno Koga - Coordenadora do Programa de Mestrado em Políticas Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul

- Os desafios da Vigilância Socioassistencial no SUAS: aproximando os cotidianos da proteção social e defesa de direitos

Tarde:
Local: Prédio H15
13h30min – 15:30h: Sessões Temáticas
Diálogos Universidade, Poder Público e Sociedade na perspectiva territorial

Sessão Temática 1 (Sala 104)
Região: Sul
Tema: Acessibilidade

• Representante da Prefeitura: Elizabeth Rossin
  • Prof. Me. Fabio Boretti Netto de Araújo (PUC-Campinas)