Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


Semana de Letras 2015 - “Horizontes em Línguas, Literaturas e Profissionalização”


Inscrições Encerradas

 

A Diretoria da Faculdade de Letras convida os membros da Comunidade da PUC-Campinas (Alunos, Professores, Funcionários e Egressos) e o público externo para participarem da Semana de Letras de 2015 - “Horizontes em Línguas, Literaturas e Profissionalização”.
Promovido pela Faculdade de Letras do Centro de Linguagem e Comunicação, o evento ocorrerá de 19 de outubro a 23 de outubro de 2015 nos períodos matutino e noturno conforme programação, no Auditório Dom Gilberto e salas do prédio H05, Campus I da Universidade, e contará com a presença de profissionais renomados.


A entrada é franca.

As inscrições para o evento poderão ser realizadas antecipadamente pelo site da PUC-Campinas ou no primeiro dia do evento até às 8h30 para o matutino e 19h para o noturno. As inscrições para cada oficina serão feitas no dia da própria oficina.

Informações pelo telefone (19) 3343-7419, das 8 às 13 horas e das 17 às 22 horas ou pelo e-mail clc.integraletras@puc-campinas.edu.br

Participe! Sua presença será de grande relevância para o êxito do evento.

 

Rodrigo Garcia Rosa

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Linguística pela USP. Como foco de estudo específico, pesquisou na iniciação científica o apagamento de preposições em sentenças topicalizadas na língua portuguesa sob o arcabouço teórico da Gramática Gerativa. No mestrado - USP, realizou uma pesquisa à luz da Linguística Cognitiva (Gramática de Construções) e da Linguística de Corpus sobre as estruturas fraseológicas da língua inglesa nucleadas por 'get' com especial atenção voltada às estruturas argumentais, às colocações e à idiomaticidade que envolvem esse verbo. No doutorado - USP, está pesquisando Estratégias de Indeterminação do Sujeito em Português e em Inglês: da Linguística de Corpus à Psicolinguística Experimental. É professor da Faculdade Cultura Inglesa.

 

Cesar Eduardo Duarte Elizi

Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP, com a dissertação sob o tema  “Foco na Forma e Present  Perfect:  os efeitos da atenção e da conscientização” . Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP sob o tema “Aptidão para língua estrangeira: a perspectiva do estudante universitário”. Atualmente é professor na FACAMP e na UNIP. Seus textos publicados incluem os seguintes temas: ensino de língua estrangeira, identidade, sexualidade e corrupção.

 

Gabriela Orosco

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Letras pela UNICAMP (2003-2008) e Mestrado em Linguística, também pela UNICAMP (2009-2011). É atualmente discente no Programa de Pós-Graduação em Linguística, em nível de Doutorado, pela mesma universidade. Os temas de interesse são: literatura em geral, mais especificamente poesia romana antiga (principalmente da Era de Augusto), elegia erótica romana, poesia didática e épica. Tem experiência profissional com ensino de Latim Clássico, de Língua Inglesa, Linguística e Literaturas Brasileira e Portuguesa. É professora da PUC-Campinas.

 

Ricardo Gaiotto

Possui graduação em Letras Português (2003), mestrado em Teoria e História Literária (2007) e doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP (2014). Atualmente, é Professor Doutor, em regime de dedicação integral, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, modernismo brasileiro, crítica literária, ensino de língua portuguesa e jornais e revistas literárias.

 

Renato Lopes

Possui graduação em letras pela UNICAMP (2001) e mestrado em Teoria e História Literária (2008) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: shakespeare, literatura inglesa, cânone e ensino de literatura. No momento, finaliza o doutorado sobre o teatro inglês do início da idade moderna. Atualmente é professor da PUC-Campinas.

 

Luis Fernando Telles

Professor de Teoria Literária da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui bacharelado e licenciatura em Letras (1997), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP) durante os anos de 2013 e 2014. Tem experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria da literatura, teoria do romance, teoria da narrativa, narrativa contemporânea em literaturas de língua portuguesa.

 

Karina Aparecida Vicentin

Graduada em Letras - Língua Inglesa e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Mestra em Linguística Aplicada, na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Especialista em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela University of Oregon, nos Estados Unidos (2011). Professora efetiva de Lingua Inglesa da Prefeitura Municipal de Campinas. Com experiência em e-learning. Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Línguas Estrangeiras e Tecnologia. Professora do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas) desde 2014.

 

Dáfnie Paulino da Silva

Docente de língua portuguesa, formada pela Universidade Católica de Santos-UNISANTOS (2005). Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2012), na área de Linguagem e Tecnologia; doutoranda em linguística aplicada. Pesquisadora de tecnologias, sociedade e educação (Grupo de pesquisa LITPOS - UNICAMP); formação em design instrucional EAD; aprimoramento na área de teoria literária e tutoria EaD Interesse em: inteligência coletiva, cultura colaborativa, cultura e mídias convergentes, produsagem, transmidiação, transletramentos, jogos on-line, design instrucional EAD. Docente de língua portuguesa com experiência em ensino fundamental (franquia nacional Tutores do Brasil) e ensino superior (Faculdades Don Domênico). Experiência em revisão de textos, roteirista de jogos EaD, tutoria EAD Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa do Programa REDEFOR) e docência.

 

Marcela Franco Fossey

Bacharel em Letras com habilitação de Tradutor pela Unesp (2001), possui mestrado (2006) e doutorado (2011) em Linguística (com ênfase em Análise do Discurso) pela Unicamp. Atuou em cursos semi-presenciais e presenciais de formação continuada de professores da rede pública de ensino (fundamental e médio) e na elaboração de materiais didáticos de língua portuguesa para alunos do ensino médio, em projeto financiado pelo MEC. Trabalhou, seguindo preceitos da Neurolinguística Discursiva, com crianças com dificuldades de aprendizado de leitura e escrita encaminhadas para o Centro de Convivência de Linguagens/IEL-Unicamp. Atualmente é parte do grupo de pesquisa FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise), sediado no Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp e Pesquisadora Associada da Fundação para o Vestibular da Unesp - VUNESP, onde trabalha em processos de correção de redações de concursos, vestibulares e avaliações de larga escala e trabalha com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP (coordenação do processo de avaliação das redações, elaboração e revisão de relatórios, montagem das provas).

 

Ana Maria Dantas Cunha de Miranda Oliveira

Possui graduação em Letras - Filologia Românica pela Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras (1975), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e cultura, literatura portuguesa de fim de século, cultura lusófona, análise do discurso e estudos portugueses.

 

Rodolfo Mattiello

Formado em Letras pela PUC-Campinas, mestre pela Universidade de Edinburgo. Experiência como professor de inglês na Berlitz idiomas. Proprietário da Mattiello Consultoria Linguística que visa auxiliar professores de segundo idioma através de sugestões de atividades e abordagem com o viés comunicativo, fazendo com que a produção oral dos alunos seja otimizada e o objetivo estipulado pelos PCN seja atingido.

 


Ive Brunelli

Tradutor Público e Intérprete Comercial para o idioma INGLÊS. Mestre em Linguística Aplicada, na área de Tradução pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1999). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 1988). Higher Level Certificate in English as a Foreign Language, Oxford University, Reino Unido. Certificação em Contratos Comerciais, Direito Societário e Direito Tributário. Caldas Law Studies Center – School of Continuing Legal Education in American and Brazilian Law, São Paulo.

 

Duilio Fabbri Junior

Professor na PUC-Campinas, com dedicação integral, com projeto de extensão aprovado para o ano de 2015 sob o tema “Reflexões críticas sobre a mídia no processo de educomunicação”. Leciona nos cursos de jornalismo e design digital, sendo diretor deste último. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em convergência de mídia, TV, internet webwritting, educomunicação e transmídia. Atuou durante 26 anos no mercado de telejornalismo e webjornalismo.

 

 

Ana Lúcia Maestrello de Micheli

Formada em Letras pela PUC-Campinas. Experiência como professora da Prefeitura de Hortolândia e Greenlife Idiomas. Atua na sua própria empresa Maestrello Consultoria Linguística. Ela formatou a Maestrello Metodologia de Leitura e Produção de texto, que faz alunos avançarem no nível de leitura e produção de texto a curto prazo. Faz também o trabalho da Maestrello Corporativo, em que trabalha para qualificar a comunicação interna e externa das empresas. Por fim, a Maestrello Editorial, em que a empresa orienta escritores e editores do conceito de leitura linguística.

 

Mariana Ormenese

Formada pela PUC-Campinas. Trabalha há mais de cinco anos com todos os tipos de textos (técnicos, jurídicos, literários, etc.), fazendo traduções, revisões e versões; também tem ampla experiência em processos de Quality Assurance. Uso diversas CAT Tools, como Trados, TM2, SDL, SDL Studio, TStream Editor, Idiom, MemoQ, entre outros.

 

“Horizontes em Línguas, Literaturas e Profissionalização”

 

19 de outubro de 2015

 

Abertura
Horário: Manhã - 08h30 - 09h00

Palestra: Empreendedorismo e Mídias Digitais
Horário: Manhã - 09h00 – 11h
Professor Mestre Duilio Fabbri Junior (PUC-Campinas)
Auditório Dom Gilberto


Apresentação Musical

 

Palestra: Phraseology and second language acquisition
Horário: Noite - 19h30 – 21h30
Professor Mestre Rodrigo Garcia Rosa  (Faculdade Cultura Inglesa)
Auditório Dom Gilberto


Apresentação Musical

 

 

20 de outubro de 2015

 

Oficina: Deliciae latinae: fatos etimológicos e a formação do português brasileiro.
Professora Mestre Gabriela Orosco (PUC-Campinas)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 833 – H5

Oficina: Slangs: sociolinguistic influences on communication and language acquisition
Professor Mestre Rodolfo Mattiello (Mattiello Consultoria Linguística)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 834 – H5

 

Oficina: Caminhos para uma formação plena em leitura e produção de texto
Professora Ana Lúcia Maestrello de Micheli (Maestrello Consultoria Linguística)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 835 – H5


Oficina: A noção de gênero de discurso e de cena da enunciação: questões teóricas e práticas para a correção de redações de vestibular
Professora Doutora Marcela  Franco Fossey (SARESP – VUNESP)
Horário: Noite -19:30 – 21:30
Sala 833 – H5


Oficina: Possibilidades profissionais na área da Tradução
Tradutor juramentado: Mestre Ive Brunelli
Horário: Noite -19:30 – 21:30
Sala 834 – H5


Oficina: Caminhos para uma formação plena em leitura e produção de texto
Professora Ana Lúcia Maestrello de Micheli (Maestrello Consultoria Linguística)
Horário: Noite -19:30 – 21:30
Sala 835 – H5

 

 

21 de outubro de 2015

 

Oficina: English Teaching Methodologies and Techniques
Professor Doutor César Elizi (FACAMP / UNIP)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 833 – H5

 

Oficina: Uso de Tecnologias Móveis na aula de língua inglesa
Professora Mestre Karina Aparecida Vicentin (PUC-Campinas)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 834 – H5

 

Oficina: Teoria Literária – parte I
Professor Doutor Ricardo Gaiotto (PUC-Campinas)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 835 – H5

 

Oficina: Uso de Tecnologias Móveis na aula de língua inglesa
Professora Mestre Karina Aparecida Vicentin (PUC-Campinas)
Horário: Noite – 19h30 – 21h30
Sala 833 – H5


Oficina: Slangs: sociolinguistic influences on communication and language acquisition
Professor Mestre Rodolfo Mattiello (Mattiello Consultoria Linguística)
Horário: Noite – 19h30 – 21h30
Sala 834 – H5


Oficina: Teoria Literária – parte I
Professor Doutor Ricardo Gaiotto (PUC-Campinas)
Horário: Noite – 19h30 – 21h30
Sala 835– H5

 

 

22 de outubro de 2015

 

Oficina: Tradução: na prática, qual é a teoria?

Tradutora Mari Ormenese
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 833 – H5


Oficina: Design e Games para Educação Linguística
Professora Mestre Dáfine Paulino (doutoranda UNICAMP)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 834 – H5

 

Oficina: Teoria Literária – parte II

Professor Mestre Renato Lopes (PUC-Campinas)
Horário: Manhã - 9h00 - 11h00
Sala 835 – H5


Oficina: Teoria Literária – parte II
Professor Mestre Renato Lopes (PUC-Campinas)
Horário: Noite – 19h30 – 21h30
Sala 833 – H5

 

Oficina: Deliciae latinae: fatos etimológicos e a formação do português brasileiro.
Professora Mestre Gabriela Orosco (PUC-Campinas)
Horário: Noite – 19h30 – 21h30
Sala 834– H5

 

Oficina: Tradução: na prática, qual é a teoria?
Tradutora Mari Ormenese
Horário: Noite – 19h30 – 21h30
Sala 835 – H5

 

 

23 de outubro de 2015

 

Palestra: O lugar do cânone literário na Universidade

Horário: Manhã - 09h00 – 11h
Professor Doutor Luis Fernando Telles (Unifesp)

Auditório Dom Gilberto

 

Palestra: Literatura Africana: a questão da identidade em José Eduardo Agualusa
Horário: Noite - 19h30 – 21h30
Professora Doutora Ana Maria Dantas Cunha de Miranda Oliveira
Auditório Dom Gilberto

 

Encerramento.

Semana de Letras 2015 - “Horizontes em Línguas, Literaturas e Profissionalização”

  • Período
  • De 19 a 23 de outubro de 2015
  • Local
  • Auditório Dom Gilberto - Campus I
  • Público alvo
  • Alunos, professores, funcionários e público externo