Oficina sobre Elaboração de Propostas de Projeto de Pesquisa

Inscrições Encerradas

Sobre o evento:

Propõe-se essa oficina com o intuito de aprimorar o processo seletivo para os cursos de Doutorado e Mestrado de 2016. Entre as exigências para a inscrição no Processo Seletivo no Doutorado e no Mestrado, inclui-se a apresentação, respectivamente, de um projeto de pesquisa e um pré-projeto de pesquisa. A Oficina foi aprovada do Conselho do POSURB na 130ª. Reunião de 11/08/2015. Oferecida pelo prof. Luiz Augusto Maia Costa, do nosso corpo docente, será aberta ao público. Seu conteúdo incluirá a apresentação do Programa pela profa. coordenadora Laura Macghado de Mello Bueno, exposição sobre aspectos teóricos e metodológicos sobre elaboração de proejto de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Também serão efetivados exercícios para delimitação de objeto, questões fundantes e pesquisa de bases bibliográficas fundamentais.

A Oficina sobre elaboração de propostas de projeto de pesquisa ocorrerá no dia 16 de setembro. Para a participação será necessário fazer inscrição antecipada aqui no website do evento.

Objetivo:

Busca-se subsidiar teoricamente a elaboração de um Projeto de Pesquisa, seja ele de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado, enfocando o grau de profundidade e exigência de cada um. Em especial, tem-se como objetivo orientar os interessados em fazer Pós Graduação em Urbanismo a elaboração de propostas de Pesquisa através de orientação teórica, metodológica e de exercícios práticos.

Programa:

1. Apresentação do POSURB – linhas de pesquisa e grupos de pesquisa.
2. Conceituação do que é um PP.
3. Estrutura de um PP.
4. Questão Geradora: o que é e como construí-la.
5. Formulação de objetivos gerais e específicos.
6. Metodologia: aspectos gerais.
7. Fontes e Bibliografia.
8. Exercício em sala: elaboração de um Ante Projeto de Pesquisa.
9. Apresentação e discussão dos resultados.

Metodologia:

Na primeira parte da Oficina, após a apresentação do POSURB, será ministrada uma aula teórica – expositiva do conteúdo da mesma. Na segunda parte terá lugar uma dinâmica na qual os participantes deverão elaborar e apresentar uma questão geradora e os subsequentes objetivos, metodologia, fontes e bibliografia básica. Os resultados serão discutidos em sala para esclarecimentos e aprimoramentos.

Dia 16 de setembro – 4ª feira

Sala 104 - H14 - Campus I

De 13:15 às 13:45 horas Apresentação do Programa de Pós Graduação
De 13:45 às 16:00 horas Aula expositiva e proposição de exercícios