Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


I Simpósio de Ensino de Língua Materna e Literatura


Inscrições Encerradas

 

Visando expandir o conhecimento acadêmico de alunos, futuros professores e aperfeiçoar o conhecimento profissional e metaprofissional de professores de língua materna e Literaturas das redes pública e particular da RMC, ocorrerá no dia 22/08/15 das 08h00 às 18h00 no Auditório Dom Gilberto e salas do Prédio H05.


O evento terá como público alvo alunos, professores e a comunidade externa e será gratuito.

 

Ana Cláudia e Silva Fidelis

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, ensino, literatura brasileira, cânone e letramento. Atualmente é professora do curso de Letras da PUC-Campinas.

 

Prof. Dr. Júlio Valle (Unifesp)

Graduou-se em 1999, bacharel em Letras pela UNICAMP, instituição pela qual também obteve, no ano seguinte, a licenciatura. Os títulos de Mestre e Doutor em Teoria e História Literária, ambos pelo Instituto de Estudos da Linguagem da referida universidade, foram obtidos respectivamente em 2006 e 2011. Em ambas as oportunidades, desenvolveu pesquisas sobre a obra do memorialista Pedro Nava (1903-1984), sempre sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Arnoni Prado. Também atuou na docência do ensino superior entre 2004 e 2007 como professor na Faculdade Cenecista de Capivari (FACECAP), ministrando disciplinas pertencentes, sobretudo, à área de literatura brasileira. Atuou, entre fevereiro de 2012 e abril de 2013, como professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio da ETEC João Maria Stevanatto (Itapira-SP). Atualmente, é professor adjunto da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.

 

Profa. Dra. Rosineide de Melo (CUFSA) 

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Doutorado (2006) e Mestrado (2001) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Letras, Licenciatura Português/ Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Santo André (1989). Experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Comunicação. Professora do Centro Universitário Fundação Santo André. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, enfocando a teoria/análise dialógica do discurso, com temas relacionados a: linguagem, gêneros do discurso e multiletramentos.


Prof. Dr. Ricardo Gaiotto de Moraes

Possui graduação em Letras Português (2003), mestrado em Teoria e História Literária (2007) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente, é Professor Doutor, em regime de dedicação integral, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, modernismo brasileiro, crítica literária, ensino de língua portuguesa e jornais e revistas literárias.

 

Prof. Dr. Pedro Meira Monteiro (Princeton University – EUA)

Professor titular na Princeton University, nos Estados Unidos, e diretor do Departamento de Espanhol e Português, onde oferece cursos na área de estudos latino-americanos, com ênfase em literatura brasileira e história do pensamento social latino-americano. Graduou-se em Ciências Sociais pela Unicamp, tem um D.E.A. em História Sócio-Cultural pela Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, mestrado em Sociologia e doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp.

 

Prof. Dr. Pedro Marques (Unifesp)

Professor de Literatura Brasileira da EFLCH-UNIFESP. Bacharel e Licenciado em Letras pelo IEL-UNICAMP (2000). Mestre (2003) e Doutor (2007) em Teoria e História Literária pelo IEL-UNICAMP. Desde 2013, desenvolve pós-doutoramento multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB-USP. Ações e publicações voltadas, em geral, para composição e apreciação de poesia. Atuou na graduação, pós-graduação e extensão de instituições como UNICAMP e UNITAU. Atuou na gestão educacional de empresas como Anhanguera e Kroton. Editor das revistas de poesia Salamandra (2001), Camaleoa (2002) e Lagartixa (2003). Editor dos sites Poesia à Mão e Crítica & Companhia. Atualmente é professor da UNIFESP.

 

Profa. Ms. Kátia Chiaradia (Unicamp)

Possui mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas(2008). Atualmente é Orientadora On Line de Pós Graduação do Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, Formadora Docente de Língua Portuguesa na Rede da Prefeitura da Estância de Atibaia e Autora de Suplementos e Projetos de leitura da Editora FTD. Atuando principalmente nos seguinte tema: Monteiro Lobato.


Profa. Tatiana Fadel (Rede particular de ensino)

Formada em Letras e Linguística pela UNICAMP, é professora de Língua Portuguesa com experiência no Ensino Fundamental e Médio. Atua, em Campinas, nos colégios Crescer e Máximo e, em Indaiatuba, no Colégio Rodin. É, ainda, colaboradora de material didático da Editora Moderna, revisora de Avaliações do Grupo Atmo e assessora do SARESP.

 

Profa. Dra. Thaís Torres (SLMandic)

Possui graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: erotismo, Caio Fernando Abreu, psicanálise, literatura e crônica. Atualmente é professora na São Leopoldo Mandic.


Prof. Dr. Alfredo Cesar Barbosa Melo (Unicamp)

Professor Doutor do Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De 2008 a 2013 foi professor de literatura luso-brasileira no Departamento de Línguas Românicas da Universidade de Chicago (EUA). Formou-se em ciências sociais pela

Universidade Federal de Pernambuco, em 2001, e obteve seu mestrado e doutorado em literatura hispânica na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA).

 

8:00 – 8:40 Recepção dos participantes e últimas inscrições  Auditório Dom Gilberto

8:45 – Abertura – Auditório Dom Gilberto

9:00 – 10:45 MESA REDONDA:  Letramentos, ensino e resistência  Auditório Dom Gilberto

Profa. Dra. Ana Cláudia e Silva Fidélis (PUC-Campinas)

Profa. Dra. Rosineide de Melo (CUFSA)
Prof. Dr. Júlio Valle (Unifesp)
Mediador: Prof. Dr. Ricardo Gaiotto de Moraes (PUC-Campinas)

 

11:00 – 12:30 – PALESTRA: O que Vem Depois da Resistência?  A sala de aula, o vazio e a nossa profissão - Auditório Dom Gilberto

Prof. Dr. Pedro Meira Monteiro (Princeton University – EUA)

 

12:30 – 14:00 –  ALMOÇO   Praça de Alimentação

 

14:00 – 15:30 OFICINAS

Profa. Me. Kátia Chiaradia (Unicamp) – Sala 833 – H05
Usos do Livro Infanto-Juvenil em Sala de Aula

Profa. Dra. Rosineide de Melo (CUFSA) – Sala 833A – H05

Produção e Análise de Material Didático

Profa. Tatiana Fadel – Sala 834 – H05

Ensino e Avaliação de Produção Escrita

Profa. Dra. Thaís Torres – Sala 835 – H05

Escrita Criativa: o conto

Prof. Dr. Pedro Marques (Unifesp) – Sala 836 – H05

Escrita Criativa: poesia

 

15:45 – 17:30 PALESTRA: Implicações teóricas da presença brasileira na literatura africana de língua portugues – Auditório Dom Gilberto

Prof. Dr. Alfredo Cesar Barbosa Melo (Unicamp)

 

17:30 – 18:00 Encerramento  Auditório Dom Gilberto

I Simpósio de Ensino de Língua Materna e Literatura

  • Período
  • Dia 22 de agosto de 2015
  • Local
  • Auditório Dom Gilberto e salas do Prédio H05
  • Público alvo
  • Alunos, professores, funcionários e público externo