Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


5º Encontro Anual de Extensão Universitária


Inscrições Encerradas

 

Apresentação

 

A Extensão desenvolvida nas Universidades como atividade-fim oportuniza o compartilhamento de conhecimentos e competências, construídos nas atividades de Ensino e Pesquisa, com a sociedade a qual, por sua vez, alimenta com novos questionamentos e demandas o dinamismo inerente a essa troca de saberes. Desse processo fértil e instigante nascem parcerias enriquecedoras que contribuem para qualificar a formação profissional e a geração de novos conhecimentos na Universidade, assim como a solução de problemas contemporâneos na sociedade. Grupos sociais organizados, de natureza pública ou privada, representam público-alvo preferencial das ações e programas de Extensão, levados a efeito por docentes e alunos das diversas áreas do conhecimento. Trata-se de um processo ativo e compartilhado de enfrentamento a problemas concretos vivenciados cotidianamente pelas pessoas. A possibilidade de submeter à prova os temas discutidos em salas de aula e em Grupos de Pesquisa enriquece o processo de formação dos alunos, não apenas no plano profissional, mas, sobretudo, no humano. Do conjunto de ações de Extensão possíveis, aquelas organizadas sob a forma de Projetos e Programas qualificam academicamente as propostas de forma a desconstruir a ideia anacrônica de uma Extensão condescendente e ingênua que se satisfaz a si mesma. Indicadores de qualidade bem definidos permitem um processo avaliativo que elucide as dimensões de eficácia e eficiência dessas ações. A partir da institucionalização de uma metodologia de acompanhamento e avaliação de resultados, aperfeiçoada ao longo do tempo, é possível gerar uma Extensão criativa e transformadora no contexto das Universidades.

 

Na PUC-Campinas docentes desenvolvem Projetos de Extensão com 20 horas semanais de dedicação e contam, para sua execução, com alunos bolsistas de Extensão que dedicam 24 horas semanais para tais atividades. Os Projetos de Extensão, com duração de dois anos, nascem a partir de propostas encaminhadas pelas Faculdades, pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e pelos Grupos de Pesquisa institucionais, articuladas com demandas externas de grupos sociais organizados da Região Metropolitana de Campinas, evidenciando uma Extensão efetivamente articulada entre Ensino, Pesquisa e comunidade externa. Os projetos executados em parceria com grupos sociais da Região Metropolitana de Campinas visam gerar autonomia das pessoas que participam desses grupos em relação às ações implementadas pelos docentes extensionistas e seus alunos.

 

A avaliação de mérito externa positiva, evidenciada pela publicação dos resultados finais dos Editais dos Programas de Apoio à Extensão Universitária MEC/SESu de 2015 e 2016, indica a seriedade com que nossos docentes e alunos desempenham suas atividades de Extensão, norteados por normas institucionais.

 

O 5º Encontro de Anual de Extensão Universitária da PUC-Campinas disponibilizará contexto institucional apropriado para que os 68 alunos bolsistas de Extensão possam apresentar o desenvolvimento de seus Planos de Trabalho e os principais resultados alcançados até o momento. Neste ano, mais uma vez, as sessões de Comunicação Oral contarão com a presença de avaliadores externos, isto é, docentes convidados, provenientes de outras Universidades, que contribuirão com sua experiência para aperfeiçoar as iniciativas institucionais.

 

No período 2014/2015 estão sendo desenvolvidos 34 Projetos de Extensão sob responsabilidade de docentes vinculados aos cinco Centros da Universidade.

 

 

 

Prof. Dr. André Pires

Coordenador Geral de Projetos de Extensão

 

Profa. Dra. Vera Engler Cury
Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários

 

Sessões de Comunicação Oral dos Alunos Bolsistas de Extensão - Planos de Trabalho 2015

 

 

21 de Setembro de 2015, às 09h30min

Local: Auditório Dom Gilberto, Campus I

ABERTURA: PALESTRA: Extensão: a inovação de saberes

PALESTRANTE: Prof. Dr. Fernando Arthur de Freitas Neves / Pró-Reitor de Extensão Universidade Federal do Pará - UFPA

 

 

21 de Setembro de 2015, das 14:00h às 17:00h

Local: Sala A104, Prédio CT, Campus I

Coordenador da Sessão: Prof. Me. Francisco de Salles Cintra Gomes – Faculdade de Engenharia Elétrica

Avaliador: Prof. Dr. Humberto de Paiva Junior – Engenharia Ambiental e Urbana - Universidade Federal do ABC - UFABC

 

 

21 de setembro de 2015, das 14:00h às 17:00h

Local: Sala A105, Prédio CT, Campus I

Coordenador da Sessão: Prof. Me Pedro de Miranda Costa – Faculdade de Ciências Econômicas

Avaliador: Prof. Dr. Bruno Martarello de Conti – Instituto de Economia - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

 

 

21 de setembro de 2015, das 14:00h às 17:00h

Local: Sala A106 Prédio CT, Campus I

Coordenadora da Sessão: Profa. Me Cristiane Maretti Marangoni Valli – Faculdade de Psicologia

Avaliador: Prof. Dr. Renato Nabas Ventura – Coordenador de Projetos Sociais - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

 

 

21 de setembro de 2015, das 14:00h às 17:00h

Local: Sala A107, Prédio CT, Campus I

Coordenador da Sessão: Prof. Dr. Fabio Augusto Morales Soares – Faculdade de História

Avaliador: Prof. Dr. Fernando Arthur de Freitas Neves – Pró-Reitor de Extensão - Universidade Federal do Pará - UFPA

 

 

21 de setembro de 2015, das 14:00h às 17:00h

Local: Sala A108, Prédio CT, Campus I

Coordenadora da Sessão: Profa. Dra. Rita Maria Manjaterra Khater – Faculdade de Psicologia

Avaliadora: Profa. Dra. Anita Liberalesso Neri – Faculdade de Educação / Departamento Psicologia Educacional - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

 

 

21 de setembro de 2015, das 14:00h às 17:00h

Local: Sala A109, Prédio CT, Campus I

Coordenador da Sessão: Prof. Dr José Francisco Kerr Saraiva – Faculdade de Medicina

Avaliador: Prof. Dr. Waldemar Marques Junior – Departamento de Educação Física - Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

 

Prof. Dr. Fernando Arthur de Freitas Neves :

Pró-Reitor de Extensão – Universidade Federal do Pará

 

Graduado em História pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Pará (ARQPEP). Sócio da Sociedade Literária e Beneficente "Cinco de Agosto". Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPA). Professor Associado I e Pró-Reitor de Extensão da UFPA. Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Tem experiência em Teoria da História, História da Igreja, História Contemporânea, História Política, História do Tempo Presente, Crítica do Desenvolvimento, Gestão Democrática, Extensão Universitária, Semiótica e Crítica Teatral. Possui inúmeras publicações de artigos científicos em revistas especializadas, assim como livros e capítulos de livros. Seu último livro publicado em 2015 pela Editora da UFPA se chama “Romualdo, José e Antônio: bispos na Amazônia do oitocentos”.

5º Encontro Anual de Extensão Universitária

  • Período
  • Dia 21 de setembro de 2015
  • Local
  • Consulte a Programação
  • Público alvo
  • Alunos, professores, funcionários e público externo