III Redes Digitais e Culturas Ativistas

Redes Digitais e Culturas Ativistas é um evento elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Sua primeira edição foi realizada em junho de 2016. O evento colabora com a interlocução entre programas da própria universidade e de outras participantes, recebendo trabalhos de pesquisadores de todo Brasil e também de outros países. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este evento busca promover o debate plural entre os participantes a fim de criar espaços que aproximem diferentes áreas do saber/fazer político, cultural e midiático.

Temática do III Encontro: A crise do humanismo e as consequências para a democracia
Em sua terceira edição, Redes Digitais e Culturas Ativistas trata do tema “A crise do humanismo e as consequências para a democracia”. A conjuntura política e social que vivenciamos, tanto em nível nacional quanto mundial, coloca em evidência o advento de culturas contestatórias que provocam estruturas de poder, acendendo reflexões sobre práticas diversas. Neste ano, a temática do evento dialoga com esse cenário instigante e vivo da produção acadêmica e das práticas em movimentos sociais, coletivos artísticos, espaços educacionais, entre outros.

O debate aqui proposto sugere a reflexão sobre o advento de novas tecnologias que interagem com o ser humano e o desafiam. Essas tecnologias transformam o mundo do trabalho, tornam as cidades inteligentes, reconfiguram os cenários da comunicação, influenciam as decisões políticas dos cidadãos e impulsionam a geração de dados para diferentes atividades comerciais e não comerciais. As mudanças nas relações entre ser humano e tecnologia provocam instabilidades, inconstâncias e inseguranças em amplo espectro, gerando ataques à cultura, à democracia, à liberdade de ir e vir, às identidades, às formas de expressão e à arte. É nesse contexto de tensão, em que culturas ativistas afloram em busca de representatividade, contestação e visibilidade, que se pretende construir diálogos e reflexões.

Assim, este encontro será espaço para apresentação de pesquisas que discutam essa temática no campo do trabalho, das manifestações artísticas, da produção cultural, da educação, do cotidiano das cidades, da comunicação, da política, das relações humanas e afetivas, entre outros temas.

O evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2019 no Centro de Linguagem e Comunicação, no campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A programação conta com palestras, mesas de debate, workshops, exposição artística, exibição de documentários e apresentação de trabalhos. A fim de nortear os participantes, dividimos as temáticas em onze grupos de trabalho (GTs) que estão divulgados juntamente com a chamada de trabalhos.

Os trabalhos que forem aceitos e apresentados durante o evento serão publicados em um caderno de resumos. Mais informações podem ser obtidas no site www.culturasativistas.wordpress.com

III Redes Digitais e Culturas Ativistas

• Período
  • de 28 a 30 de maio
  • Local
  • Campus I - PUC-Campinas.
  • Público alvo
  • Alunos, Professores, Funcionários e Público Externo