Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno


Inscrições para os grupos artísticos, 2017


“30 ano do CCA - Faça pARTE” – inscreva-se para os grupos artísticos do CCA, PUC-Campinas.


atenção para os períodos diferenciados de inscrição entre os grupos:

 

gerais: de 15/12/2016 a 31/03/2017 - Coral Universitário, Grupo de Música de Câmara e Grupo de Música Popular.
para o Grupo de Teatro ATÉ 03/03/2017.
para o Grupo de Dança ATÉ 17/03/2017.

 

Podem participar das vivências dos grupos, os alunos, professores e funcionários da Instituição e interessados em geral da comunidade externa.

Uma vez estruturados, os grupos realizam diversos eventos, nos Campi da PUC-Campinas, bem como participam de atividades para as unidades acadêmicas da PUC-Campinas e, eventualmente, para a comunidade externa. Aos alunos da Instituição, que passam a integrar os grupos, é concedida uma Bolsa-Estímulo.

 

  • IMPORTANTE! 1 Leia Antes as informações específicas sobre cada grupo artístico.
  • IMPORTANTE! 2 Os interessados da Comunidade Externa devem realizar um cadastro para efetuar a inscrição.
  • IMPORTANTE! 3 Saiba mais sobre os Testes em Critérios Gerais para seleção dos grupos artísticos .


ATENÇÃO! Se você fez uma inscrição e, posteriormente, decidiu fazer outra para um grupo diferente é necessário selecionar os grupos de interesse, pois a realização de uma nova inscrição implica no cancelamento da anterior. Exemplo: você fez inscrição para a Dança e depois decidiu que também quer integrar o Grupo de Teatro. Portanto, neste novo acesso você deverá selecionar ambos os grupos: dança e teatro.


Informações: 3343 5810 / 3343 5806 / 3343 5802.

Coral Universitário - Maestro Nelson Silva.


Criado em 1983, o Coral Universitário do Centro de Cultura e Arte realiza significativo trabalho de formação e divulgação cultural, atendendo à Comunidade Universitária e à Comunidade Externa. Seu trabalho envolve a pesquisa, preparação e a apresentação de um repertório voltado para arranjos de MPB e de música pop em geral.

Os TESTES ocorrerão no período de 06/02 a 08/04/2017 e serão agendados, individualmente, via e-mail, pelo regente do Coral Universitário.

 

LOCAIS/HORÁRIOS DE ENSAIOS:
Núcleo Campus Central - quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h, na Sala 302 (Campus Central).
Núcleo Campus II - terças e quintas-feiras, das 12h10 às 13h10, na Igreja Nossa Senhora da Esperança (Campus II).
Há também dois Ensaios Gerais ao mês, reunindo os dois núcleos. Estes ensaios acontecem em duas quartas-feiras, definidas a cada mês, no horário e local dos ensaios do Núcleo Campus Central. Por ocasião do teste, o candidato especificará qual Núcleo deseja integrar.

DICA PARA O TESTE:

O teste compreende uma avaliação básica das condições musical e vocal do candidato. Não são exigidos conhecimentos de teoria musical.

Grupo de Dança - Coreógrafa Ana Lúcia Rioli Duarte de Souza.


O Grupo tem como objetivo divulgar a arte da Dança, promovendo a interação dessa arte com outras formas de manifestações culturais, facilitando a formação e o aprimoramento do integrante e levando-o a ampliar sua percepção corporal, além de estimular a descoberta do seu potencial criativo. Este trabalho vem possibilitando a construção de repertórios coreográficos dos mais variados estilos.
 

O período de inscrições para o Grupo de Dança é de 15/12/2016 à 17/03/2016.

Podem participar do grupo interessados em geral, a partir de 17 anos. O TESTE acontecerá no dia 20/02/2017 (segunda), às 16h, sala 298 no Campus Central ou em 18/03/2017 (sábado), às 9h, sala 298, também no Campus Central. No dia do teste, o candidato deverá se vestir com roupas apropriadas para prática corporal. Podem participar do grupo interessados em geral, a partir de 17 anos.

 

LOCAIS/HORÁRIOS DE ENSAIOS:

Campus Central, sala 298 - 2ª feiras: das 16h às 20h;

Campus I (Salão Ambiental) - 3ª feiras e 4ª feiras: das 17h30 às 19h30.

Campus Central, sala 298, das 9h às 11h30 - Ensaio geral (uma vez por mês no sábado) -

DICA PARA O TESTE:

O teste consiste numa aula básica e uma apresentação de livre escolha de, no máximo, 01’00’’ (um minuto).

Grupo de Teatro - Diretor Prof. Paulo Afonso Coelho
O Grupo de Teatro do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, desde sua primeira montagem, em 1991, vem desenvolvendo trabalho de pesquisa fundamentado na linguagem teatral como fonte para o talento dramático de seus participantes. A intenção é despertar e desenvolver as potencialidades criativas dos alunos envolvidos na arte teatral.

Nessa jornada, Grupo encontrou respaldo para suas adaptações em autores como Cecília Meirelles; Mário Brasili; Nelson Rodrigues; João Cabral de Mello Neto, dentre outros.

Os TESTES serão realizados no CAMPUS I - sala 803, Prédio H1 - Teatro do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), das 08h às 12h, nas seguintes datas: 04, 11 e 18/03/2017 (sábados).

 

O período de inscrições para o Grupo de Teatro é de 15/12/2016 à 03/03/2017.

Após efetuar e confirmar a inscrição, o interessado deverá entregar uma foto 3x4 identificada (nome atrás da foto), até as 12h do dia 03/03/2017, no CCA - seção de comunicação (Rua Marechal Deodoro, 1099 - das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30), no Campus Central..
Podem participar do grupo interessados em geral, maiores de 18 anos. O candidato deverá comparecer nos três dias definidos. O atraso e a não entrega da foto desclassificam e impedem de realizar o teste.

 

LOCAIS/HORÁRIOS DE ENSAIOS:

Campus I - sala 803, Prédio H1 - Teatro do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), sábados, das 08h às 12h.

DICA PARA O TESTE:

O interessado será avaliado pela capacidade de interpretação de um texto de livre escolha (duração mínima de 3min e máxima de 5min), criação corporal, coordenação motora e entrevista.

Grupo de Música de Câmara - Maestro Moisés Cantos.


Música de Câmara é o termo utilizado para formações de pequenos grupos de instrumentos ou vozes, com repertório de música erudita, que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente, a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. O Grupo de Música de Câmara do CCA, fundado em 2006, busca contribuir para o fomento da música erudita na Universidade por meio de formações instrumentais diversas. É possível participar do grupo quem domina um desses instrumentos: violino, viola, violoncelo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa, trombone, violão clássico - piano clássico/popular.

Os TESTES ocorrerão no período de 06/02 a 08/04/2017 e serão agendados, individualmente, via e-mail, pelo maestro do Grupo de Música de Câmara.

 

LOCAIS/HORÁRIOS DE ENSAIOS:

Campus I, sala 7 – Prédio da Pastoral, às 3ªs feiras (Duo), das 16h às 19h e 4ªs feira (Naipes), das 16h às 19h;

Campus II, Complexo Esportivo II, às 5ªs feiras (Naipes) das 15h às 16h e das 16h às 19h (grupo).

DICAS PARA O TESTE:

O teste verifica o domínio que o interessado tem em seus instrumentos, que podem ser de cordas, sopro, percussão, piano, violão e baixo elétrico.

Grupo de Música Popular maestro Flávio Corilow.


A Banda foi criada em 2002 e sua formação era bem ao estilo das grandes bandas.
Com o passar do tempo, percebendo a necessidade de maior adequação à realidade musical da Comunidade Universitária, é criada, em 2007, a Big Band. Em 2014, passa a ser intitulada de Grupo de Música Popular. Essas mudanças de nome e estrutura têm como objetivo principal manter a interação com a comunidade e ampliar a possibilidade de seu engajamento no grupo. Com repertório eclético e variado, o Grupo contempla a riqueza dos ritmos internacionais e nacionais como o Rock, o Pop, a Bossa Nova, a MPB. Essa flexibilidade confere um estilo próprio que é a marca do Grupo.

Os TESTES ocorrerão no período de 06/02 a 08/04/2017 e serão agendados, individualmente, via e-mail, pelo maestro do Grupo de Música Popular.

 

LOCAIS/HORÁRIOS DE ENSAIOS:

Campus I, sala 9 – Prédio da Pastoral -  2ªs feiras,3ªs feiras e 5ªs feiras das 16h às 19h,

DICA PARA O TESTE:

O teste verifica o domínio que o interessado tem em seus instrumentos, que podem ser de cordas, sopro, percussão, piano, violão, baixo elétrico ou voz. Temos vaga para técnico de som e roadie.

Critérios gerais de seleção por grupo artístico - trata-se dos procedimentos específicos que são considerados nos testes de cada grupo artístico.

 

Coral Universitário
A seleção de candidatos para o Coral Universitário do CCA da PUC-Campinas é realizada segundo os seguintes critérios:

Saúde vocal - o candidato deverá, durante o teste, cantar com voz saudável, devendo estar ausentes sinais de rouquidão que possam sugerir abuso vocal continuado ou alguma anomalia (nesses casos, o candidato será aconselhado a procurar um profissional competente).

Qualidade vocal - o candidato deverá, durante o teste, cantar com desembaraço e apresentar um mínimo de maleabilidade no uso da voz.

Musicalidade - o candidato deverá demonstrar capacidade para reproduzir melodias simples quanto a seu contorno melódico e seus elementos rítmicos.

Manutenção do equilíbrio da estrutura do grupo - serão priorizados candidatos que, com seu ingresso, preservem ou incrementem o equilíbrio entre os naipes do coro (sopranos/contraltos/tenores/baixos).

 

OBSERVAÇÕES:

1. No caso de haver mais candidatos do que vagas, os candidatos serão convocados de acordo com seu desempenho no teste, preservando-se sempre o equilíbrio da estrutura do grupo. Os demais aprovados permanecerão em lista de espera (válida durante o ano do teste).
2. Não são exigidos conhecimentos de teoria musical.
Os candidatos poderão, se desejarem, preparar uma canção de livre escolha para apresentar durante o teste.


Grupo de Teatro

A seleção de candidatos para o Grupo de Teatro do CCA da PUC-Campinas é realizada pela avaliação da capacidade de interpretação de um texto de livre escolha; pela criação corporal, coordenação motora e através de entrevista.
Para compor o elenco, os candidatos deverão: ser aprovados nos testes e ter disponibilidade total nos sábados pela manhã.

Para pertencer à equipe técnica – som e produção, os candidatos deverão: participar dos três dias estabelecidos de testes; ter notebook e saber fazer mixagem de musicas (som); ter um pouco de habilidade para desenhar figurinos (produção).


Grupo de Dança
A seleção de candidatos para o Grupo de Dança do CCA da PUC-Campinas ocorre pela avalição de fundamentos da dança em seus vários estilos; pela noção de ritmo; pela técnica apresentada na execução do estilo escolhido para performance no teste; pela percepção de espaço e a coordenação motora.


Grupo de Música Popular
A seleção de candidatos para o Grupo de Música Popular  do CCA da PUC-Campinas utiliza os seguintes critérios:

Cantores - a) afinação vocal: nota de 01 a 05; b) timbre: nota de 01 a 03; c) desenvoltura: nota de 01 a 03; d) versatilidade quanto ao repertório: nota de 01 a 03; e) interpretação: nota de 01 a 03.

Instrumentistas:

Sopros: a) afinação; b) leitura à primeira vista: nota de 01 a 05; c) interpretação estilística: nota de 01a 05; d) fraseado: nota de 01 a 05.

Cavaquinho, violão, guitarra e baixo elétrico: a) leitura de cifras à primeira vista: nota de 01 a 03; b) interpretação estilística: nota de 01 a 03; c) fraseado: nota de 01 a 03; d) leitura de acordes cifrados com uso de 9a./11a./13a. e inversões: nota de 01 a 05; e) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05.

Bateria e percussão: a) desenvolvimento de ritmos como Bossa Nova, Samba, Frevo, Baião, Rock e MPB: nota de 01 a 05; b) capacidade de variação na dinâmica (forte/piano): nota de 01 a 05;
c) leitura rítmica; d) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05.

Piano: a) leitura à primeira vista: nota de 01 a 05; b) interpretação estilística: nota de 01a 05; c) fraseado: nota de 01 a 05; d) leitura de acordes cifrados com uso de 9a/11a/13a e inversões: nota de 01 a 05; e) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05.


Grupo de Música de Câmara
A seleção de candidatos para o Grupo de Música de Câmara do CCA da PUC-Campinas utiliza os seguintes critérios para avaliação:

Instrumentistas:

1 - Cordas: a) domínio do instrumento que inclui conhecimento das 1ªs, 2ªs e 3ªs posições (no mínimo): nota de 01 a 05; b) afinação: nota de 01 a 05; c) leitura à primeira vista: nota de 01 a 03;
d) leitura rítmica: nota de 01 a 05; e) interpretação estilística: nota de 01 a 03; f) fraseado: nota de 01 a 03.

2 - Sopros: a) domínio do instrumento: nota de 01 a 05; b) afinação: nota de 01 a 05; c) leitura à primeira vista: nota de 01 a 03; d) leitura rítmica: nota de 01 a 05; e) interpretação estilística: nota de 01 a 03; f) fraseado: nota de 01 a 03.

3 - Percussão: a) domínio do instrumento: nota de 01 a 05; b) afinação: nota de 01 a 05; c) leitura à primeira vista: nota de 01 a 03; d) leitura rítmica: nota de 01 a 05; e) interpretação estilística: nota de 01 a 03; f) fraseado: nota de 01 a 03.

4 - Piano: a) domínio do instrumento: nota de 01 a 05; b) leitura à primeira vista: nota de 01 a 05; c) leitura rítmica: nota de 01 a 05; d) interpretação estilística: nota de 01 a 03;
e) leitura de partitura: nota de 01 a 05; f) leitura de acordes cifrados com uso de 9a/11a/13a e inversões: nota de 01 a 03; g) fraseado: nota de 01 a 03.

5 - Violão e baixolão: a) domínio do instrumento: nota de 01 a 05; b) leitura à primeira vista: nota de 01 a 03; c) leitura rítmica: nota de 01 a 05; d) interpretação estilística: nota de 01 a 03;
e) leitura de acordes cifrados com uso de 9a/11a/13a e inversões: nota de 01 a 05; f) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05; g) fraseado: nota de 01 a 03.

Inscrições para os grupos artísticos, 2017

  • Período
  • 15/12/2016 até 31/03/2017
  • Local
  • no site www.puc-campinas.edu.br
  • Público alvo
  • Alunos, funcionários, professores e público externo

Valor da Inscrição: Inscrição Gratuita