O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas, por iniciativa dos grupos de Pesquisa “História das Religiões e Religiosidades no Brasil” e “Ética, política e religião: questões de fundamentação”, organizam entre os dias 08 e 09 de outubro de 2018 a Reunião Científica sob o título “Religião, Secularização e Laicidade: dimensões teóricas e experiências históricas”.

O evento aborda temática de inegável atualidade e relevo para as Ciências Humanas no Brasil e no mundo, uma vez que, longe de desaparecer ou ser deslocada para a esfera da consciência individual, como afirma a teoria clássica da secularização, a religião continua sendo uma dimensão importante na vida de muitos indivíduos, enquanto em algumas sociedades manteve, ou recuperou, alguma incidência na esfera pública. A atual explosão de doutrinas, grupos, filosofias, novas sensibilidades e formas de religiosidade, “fundamentalismos”, novos credos e novas formas de sincretismo constituem um grande desafio para as Ciências Humanas, alimentando importantes debates conceituais e metodológicos, pautados no revisionismo crítico de questões tais como: o que é uma religião? É uma necessidade natural do homem ou é uma mera construção cultural? Como pensar sobre a secularização? Como as instituições de um Estado que deseja o secularismo enfrentam o desafio da pluralização religiosa e a presença de religiões que não admitem a distinção ocidental entre público e privado? Encontrar respostas apropriadas para essas questões justifica e demanda a elaboração de aproximações de caráter histórico capazes de emprestar conteúdo concreto e empírico para uma teoria – a de secularização -, que com freqüência foi julgada suficientemente evidente para poder dar-se ao luxo de deles prescindir.

A presente Reunião Científica tem como objetivo contribuir com o conhecimento histórico da religião, avançando sobre o debate teórico acerca da secularização e da laicidade, bem como abordando experiências históricas concretas, capazes de iluminar as reconfigurações do religioso em contextos de (pós)modernidade. Para tanto, conta com a participação do historiador das religiões, Roberto Di Stefano, professor titular da Universidad Nacional de La Pampa e pesquisador filiado ao Conicet (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) – Argentina -, cuja produção científica tem representado relevante contribuição para este debate. Conta ainda com professores convidados de outras Universidades brasileiras, que comporão, num debate multidisciplinar, uma Mesa Redonda sobre o tema geral do evento, conforme consta na programação oficial, Haverá, também, uma Sessão de Comunicações, contemplando trabalhos de alunos de pós-graduação da PUC e outras Universidades.

Todos os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente por correio eletrônico para: eventoreligiaonamodernidade@gmail.com

porograma-religiao-2018

O Trabalho Completo deverá apresentar o seguinte formato:

1. Título: centralizado Arial 14.
2. Autoria: – Nome completo dos autores/ – Maior titulação (Completa)/- Instituição de origem/ – E-mail para comunicação.
3. Resumo: deve conter de 250 a 500 palavras, fonte Arial 12 e espaçamento simples. Sua estrutura deve contemplar Introdução/ Objetivos/ Método/ Resultados/ Conclusão.
4. Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave.
5. Configuração da página: tamanho A4(29,7x21cm); margem superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm. Padrão:editordetexto–WordforWindows6.0;fonte–Arial, corpo12, espaçamento 1,5. Número de páginas: 5 laudas, compreendendo ilustrações,bibliografia e notas.Todas as referências deverão ser incluídas no corpo do texto (autor, data, página) e as notas explicativas deverão ser incluídas em notas de rodapé. As ilustrações, quadros e gráficos deverão ser incluídos no texto.
6. Data limite para envio de Resumo da Comunicação Oral: 20 de setembro de 2018.
7. Data de aprovação dos trabalhos: 25 de setembro de 2018.

Endereço do Campus I da PUC-Campinas: Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas, SP

Realização: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da PUC-Campinas; Grupos de Pesquisa: História das Religiões e Religiosidades no Brasil; Ética, Política e Religião: questões de fundamentação.

Comitê Científico:

Profa. Dra. Ana Rosa Cloclet da Silva – PUC-CAMPINAS