Nove artigos científicos de alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas foram selecionados para serem apresentados no Intercom 2009 – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que reúne trabalhos científicos da área da comunicação. O congresso ocorre de 4 a 7 de setembro, em Curitiba (PR).

Os trabalhos foram desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica e na disciplina de Pesquisa Aplicada, oferecida no 5º semestre do curso.

Confira os temas dos artigos e os alunos participantes:

Artigo: Quais os gêneros jornalísticos apresentados pela revista Playboy brasileira durante a análise de um semestre?
Alunos: Caroline Bassetto, Laura Cortizo

Artigo: O que é Manchete e Chamada de Capa para o jornal popular Notícia Já?
Alunos: Ana Paula Palazi, Leonardo Francisco Cassano, Sarah Schmidt, Rosemary Bars Mendez

Artigo: Análise da Editoria Internacional da Revista Veja
Alunos: Laís Aparecida Vedovato, Ana Paula Meneghette Zanobia, Daniela de Souza Rodrigues, Karina Ferreira da Silva, Nathália Bragion Brunelli

Artigo: A Pauta das ONGs Ambientalistas Sob a Ótica do Espaço Mediador Cultural
Alunos: Rodrigo Levi

Artigo: Jornalismo opinativo e informativo nas ONGs ambientalistas: um estudo sob a ótica do espaço mediador cultural
Alunos: Vanessa Peres

Artigo: A “ciência” de Groth no universo do Twitter e SMS
Alunos: Ana Paula Palazi

Artigo: Newsmaking e Jornalismo Colaborativo: uma análise dos portais da Região Metropolitana de Campinas
Alunos: Sarah Schmidt

Artigo: As Fontes Jornalísticas e a Folha de São Paulo nas Diretas Já!
Alunos: Maura Voltarelli Roque

Artigo: A TV Regional em Campinas: Um estudo da programação da TV Brasil